Transforme sua habilidade única em um negócio digital e deixe seu legado no mundo

habilidade-unica-negocio-digital

Há alguns anos atrás não era possível imaginar o que o mundo atual nos proporcionaria.

A tecnologia avançou de forma tão incrível e nos presenteou com novas sensações, experiências, amizades, profissões e negócios.

Hoje, novas oportunidades e formatos de trabalhos existem graças à evolução tecnológica. Bom para quem não é resistente às mudanças e que aceita as transformações que a vida passa.

No mundo atual cada vez tem feito menos sentido trabalhar no modelo antigo, tradicional. Carteira assinada e concurso público eram considerados por muitos a forma mais certa de se conseguir dinheiro.

Ter um negócio próprio? Imagina, isso é muito arriscado! Se você ficar doente quem vai pagar o seu salário? Muito melhor ter um emprego fixo em uma boa empresa, e melhor ainda passar em um concurso, afinal, com um emprego público se consegue ter grande estabilidade e segurança.

Não sei você, mas eu já ouvi isso diversas vezes. De amigos, conhecidos, familiares.

O trabalho por muito tempo foi enxergado como algo obrigatório, para pagar as contas, ter uma vida tranquila…

As pessoas que lutavam para viver de sua arte, de seu talento, eram vistas como sonhadoras demais sem os pés no chão. Infelizmente isso ainda acontece atualmente.

Propósito, missão de vida, valores e realização pessoal eram questões pouco valorizadas antigamente, talvez até desconhecidas por boa parte dos trabalhadores, que só estavam preocupados em trabalhar para sustentar a família e pagar as contas.

Me pergunto sempre: Será que pessoas que viviam assim eram felizes realmente? Não consigo acreditar que sim, afinal, uma vida só para o trabalho sem um objetivo maior não faz o menor sentido.

Agora o jogo é outro. Os anos vão passando e cada dia fica mais nítido que trabalhar fichado ou ser concursado é completamente sem segurança e estabilidade, o oposto do imaginado no passado. Não digo que são trabalhos errados, de modo algum! A questão aqui é mais uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no mundo por causa da tecnologia e o papel do trabalho na vida do homem contemporâneo.

Empreendedorismo virou o termo da vez. Isso é um grande fato!

As pessoas que se cansaram de participar ou de assistir o campeonato passado estão jogando esse jogo.

Agora busca-se liberdade, realização, prosperidade, tempo livre… as pessoas estão mais voltadas para seu papel na sociedade. Tem muita gente querendo mudar o mundo. Muita gente fora do pensamento tradicional quebrando limites todos os dias em prol de algo muito maior que elas.

Quem descobre seu porquê, jamais olha para trás. Jamais volta a ser o mesmo que antes.

Se você está na busca do seu, continue. Vale a pena viver por seus sonhos e para realizar os sonhos dos outros (que estão do seu lado). Essa é a vida que eu escolhi viver e não me arrependo. Embora enfrente diariamente muitos obstáculos e desafios, permaneço firme. Até aqui digo com toda certeza: já valeu muito a pena!

Como falei no início deste artigo, a tecnologia avançou e nos presenteou com novas profissões e negócios.

Você sabia que hoje é muito possível viver da sua habilidade única em um negócio digital? Compartilhando seu propósito e valores com milhares de pessoas na internet?

Mas o que é uma habilidade única?

habilidade-unica

É algo que você faz muito bem e que as pessoas te elogiam por isso e pagariam facilmente pelo seu trabalho.

Veja abaixo alguns exemplos de habilidades únicas e como torná-las um negócio digital:

Faz uma faxina impecável

Se você faz uma faxina excelente, pode dar dicas na internet e ensinar as donas de casa a fazerem uma excelente limpeza em suas casas, recomendar os melhores produtos e explicar sobre a função de cada um, mostrar em vídeos as melhores técnicas de limpeza de piso, parede, portas, banheiros etc, dar dicas de como fazer uma faxina rápida e duradoura.

Já imaginou quantas mulheres têm dificuldades para limpar suas residências e gostariam de aprender técnicas para facilitar o trabalho doméstico?

E as mulheres que estão procurando uma renda extra ou até mesmo um trabalho fixo? Você pode ensiná-las tudo isso e mais ainda, como podem trabalhar como diaristas, quanto cobrar, como montar um negócio de limpeza etc.

Canta muito bem

Se você canta e deixa as pessoas apaixonadas pela sua voz, pode dar dicas de canto na internet e ministrar aulas online.

Já imaginou quantas pessoas têm o sonho de aprender a cantar? E aquelas que já cantam, mas precisam melhorar suas técnicas?

E caso você já tenha experiência dando aulas de canto, pode ensinar cantores e cantoras profissionais a começarem um negócio de canto em casa! Esse seu empreendimento seria super de nicho (que atende clientes bem específicos), excelente para atuar online, já que na sua região provavelmente você não encontraria muitos cantores profissionais, e muito menos que queiram dar aulas. Agora, na internet há um público enorme para você conquistar!

Escreve de modo surpreendente

Se você escreve super bem e consegue até emocionar as pessoas com seus textos, pode montar um blog e criar um curso online de redação. E para ter bastante sucesso online é ideal você escolher uma área bem específica (nicho, como citado acima) para atuar, um assunto dentro de redação que seja sua especialidade, como por exemplo, poesias românticas.

Você poderá postar no seu blog e redes sociais poesias que você fez, mostrando como foram construídas, para que as pessoas que querem aprender ou melhorar suas habilidades em escrita de poesias aprendam com você e te vejam como uma autoridade no assunto.

Viajando ainda mais nas ideias, você pode também prestar um serviço de criação de poesias personalizadas (aí já é para um outro público, aquele que ama poesias mas não quer aprender a criá-las), em que o cliente te manda uma história de sua vida e você faz uma poesia especialmente para ele, seja para colocá-la em um quadro na parede, enviar a um amigo, familiar ou amor.

Faz um lindo artesanato

Se você faz algum tipo de artesanato que é super criativo e fácil de vender e as pessoas acham seu trabalho fantástico, é possível vender seus produtos pela internet (através de um blog, redes sociais e loja virtual, o que recomendo após um tempo) ou ensinar outras pessoas a fazerem o que você faz e como elas podem ganhar com esse trabalho.

Como rentabilizar um negócio online ou digital?

ganhar-dinheiro-online

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro na internet com o seu negócio digital, afinal, ele só será de fato um negócio se gerar receita, certo?

Vejamos as principais:

Criação de infoprodutos

Os infoprodutos são produtos de informação. É uma forma de você empacotar e vender o seu conhecimento, que pode ser através de cursos online, treinamentos online, ebooks (livros digitais), audiobooks, ferramentas, planilhas etc.

O consumidor moderno gosta de estudar em casa, fazendo seu próprio horário e ritmo. Portanto, se o conhecimento que estiver à venda for realmente relevante para um determinado público, terão muitas vendas.

Vendas como afiliado

Os afiliados são uma espécie de representantes comerciais digitais de produtos e serviços.

Este profissional recomenda cursos, treinamentos, ferramentas, palestras, ebooks e até mesmo produtos físicos, como livros, eletrônicos e outros para sua audiência, que é construída através de seus conteúdos educativos e gratuitos relacionados à área de atuação em que trabalha.

Se o afiliado for um influenciador na internet que é respeitado pelo seu público e possuir muita credibilidade (o que é extremamente importante para todos que quiserem atuar online), as pessoas que o acompanham ficarão agradecidas pelas indicações de produtos e serviços que ele fizer, mesmo sabendo que ele ganhará uma comissão por isso, afinal, ele está gerando valor para sua audiência, que é a base para realizar vendas.

Consultorias online

As consultorias online estão se tornando bem comuns ultimamente. Encontramos na internet consultores de marketing, de negócios, de vida saudável, de moda, de beleza, dentre outros.

O consultor é o profissional que presta um serviço de consulta. Bem óbvio, mas é isso. Ele ajuda seu cliente a ter mais resultados e a encontrar os caminhos necessários para o problema que está passando.

Quando estamos doente e vamos ao médico, ele nos examina e a partir daí obtém um diagnóstico (compreende o que temos) e em seguida nos recomenda os remédios necessários. Em casos mais sérios alguns exames são solicitados para identificar a real causa da dor do paciente.

A consultoria funciona basicamente da mesma forma. Só mudam os personagens e o tipo de dor.

É um tipo de serviço bem legal, porém, limitado. Não é possível atender muitos clientes de uma só vez, já que exige um envolvimento pessoal muito grande do profissional.

Palestras online

Você pode ter outras formas de ganho com seu negócio digital e também criar subprodutos como palestras online. Elas podem ser ao vivo ou gravadas.

É legal por exemplo, fazer palestras gratuitas e divulgar para a audiência a fim de gerar leads (contatos de possíveis clientes) e depois vendê-las por um valor bem em conta.

Espaço publicitário para empresas que querem anunciar para o seu público

A venda de espaços publicitários (em formato de banner) no seu blog é algo interessante, mas é preciso que ele já tenha uma boa quantidade de acessos para valer a pena para o anunciante.

É preciso ter um mídia kit, que é um material mostrando todas as vantagens em anunciar no seu blog.

E vale dizer, jamais divulgue no seu canal, produtos, marcas e empresas nas quais você não acredita e não compraria, porque isso pode prejudicar sua imagem profissional.

Marketing de Conteúdo: você precisa dele para transmitir sua mensagem e atrair seu público-alvo

marketing-de-conteudo

Para conseguir vender seus produtos e serviços você precisa produzir conteúdos educativos sobre seu mercado, área de atuação e sobre as dores do seu cliente, e disponibilizá-los gratuitamente na internet.

O conteúdo é como um imã que atrai seu público-alvo para perto de você. A partir do momento em que você chamar atenção da pessoa com informações que ela se interessa, será muito mais fácil ela ouvir o que você tem a dizer, se encantar pelo seu trabalho e comprar o que você oferece.

As pessoas só compram de quem elas confiam. Você precisa conquistar a atenção do seu cliente ideal, se relacionar com ele para que a venda seja uma consequência.

Antes de tentar vender qualquer coisa, gere valor para seu público. E uma das melhores formas de fazer isso é com o Marketing de Conteúdo.

Conclusão

inovar-no-mercado

Para se manter ativo no mercado de trabalho é preciso inovar! Hoje, graças à tecnologia, isso se tornou muito mais fácil e acessível.

É possível construir um negócio online com sua habilidade única e trabalhar em casa ou em um Coworking. Seu talento pode se transformar em um produto e/ou serviço digital que de alguma forma beneficiará a vida de muitas pessoas!

Se você é alguém que quer fazer a diferença no mundo e deixar um grande legado, transforme sua habilidade única em um negócio! Isso te proporcionará muitas vantagens em relação àqueles que preferem continuar na mesmice da zona de conforto, com uma vida sem desafios, medíocre e infeliz.

Minha sugestão para você aqui é construir um negócio digital, que é mais flexível, possui menor investimento (é possível começar literalmente do zero), baixo custo de manutenção e te permite transmitir sua mensagem à milhares de pessoas.

Para um negócio digital ter sucesso, ensinar é a base! Se você não entregar conteúdos ensinando o que sabe, dando dicas, orientações e informações de relevância para o seu público, não conseguirá construir uma audiência apaixonada pela sua marca, que interage e compra de você.

Espero que tenha gostado deste artigo e que ele tenha aberto sua mente para as novas possibilidades que esse mundo moderno nos proporciona.

Deixe o seu comentário para mim logo abaixo!

Fiz também um vídeo sobre este tema. Aperte o play e assista! Aproveite para se inscrever no meu canal e não perder nenhum vídeo que postar lá.

Ah, se quiser indicações minhas de cursos e livros sobre Marketing Digital, me envie um WhatsApp para (11) 97063-5493 que verei sua necessidade e recomendarei o que mais se encaixar.

Grande abraço,

Jéssica Coelho 😉