Sobre ter muitos sonhos e lutar por eles. A história de uma jovem empreendedora que por vezes se perdeu, mas no tempo certo se encontrou.

Olá, tudo bem?

Sou Jéssica Coelho; Publicitária, Consultora de Marketing Digital e Empreendedora; apaixonada pela arte da vida.

Iniciei na área da comunicação aos 14 anos, no curso técnico de Publicidade e Propaganda. E desde o início me apaixonei e vi que havia nascido para essa profissão. Então, após concluir o curso comecei o Bacharel em Publicidade e Propaganda, e me formei ao final de 2014.

Na minha jornada profissional passei por duas rádios como locutora (sim, sou locutora rs), e fui atendimento publicitário em três agências, sendo duas delas de Marketing Digital.

Desde sempre amo vender, e possuo uma grande experiência na área de vendas também, pois além de ter vendido produtos próprios por muitos anos e ter tido uma lanchonete e um restaurante delivery, já fui representante comercial de duas empresas e trabalhei com venda direta de quatro marcas.

Um pouco da minha história na jornada da vida

Nasci em Volta Redonda, uma cidade que fica no interior do Rio de Janeiro na região Sul Fluminense.

Possuidora de um gênio e personalidade fortes desde criança; sempre fui extremamente decidida e sonhadora. Defendia minhas ideias e persuadia a família para fazerem minhas vontades (só espero que eles não leiam essa parte rs).

Hoje me recordo do passado com carinho, e reflito como a vida passa depressa. Por isso, cada instante e cada momento devem ser apreciados ao máximo em nossa caminhada.

Não podemos voltar atrás para corrigir os erros que ficaram, ou para viver a vida que não vivemos; mas podemos usar o que passou como um manual, a fim de que nosso presente e futuro sejam tão incríveis que superem as más situações já vividas e, que sejam melhores, inclusive, que todas as boas lembranças que guardamos dos tempos de antigamente.

Sempre quis ser dona do meu próprio negócio

Empreender sempre esteve de alguma forma nos meus planos desde criança, embora não soubesse de verdade o que significava ser um “empreendedor”.

Em minha mente não existiam os pensamentos que tenho hoje a respeito desse estilo de vida; pensamentos estes que foram amadurecendo com o passar do tempo, em um longo caminho de muitos tropeços e conhecimentos adquiridos (diga-se também, um caminho de muitos livros e artigos lidos).

O que faltava em mim para a concretização desse sonho era o foco, pois queria abraçar o mundo de uma só vez. E faltava também a resposta para a questão abaixo:

O que eu espero para meu futuro?

Logo que entrei na faculdade já falei na sala de aula que estava estudando publicidade porque amava, mas que queria ter meu próprio negócio, ainda que sem ideia do que.

Já sabia como o curso me ajudaria. Até porque não caí na graduação de paraquedas; já havia vindo do técnico e tinha bons conhecimentos.

Mas nem tudo foi tão lindo…

Passei por muitos momentos de incerteza do que eu queria realmente para minha vida.

Embora com diversos talentos e dons, o pensamento negativo me dominava e impedia que eu conquistasse meus sonhos.

Por muito tempo fui uma jovem pessimista; não somente em relação a eventos externos, mas também em relação a quem eu era. Me sentia inferior, menos inteligente, com poucos talentos, e por aí vai.

O tempo me deu a chance de amadurecer. Mudei muitos de meus conceitos e paradigmas. Mudei inúmeras incertezas e, no lugar de muitas delas coloquei a coragem, a esperança, e uma boa dose de auto confiança!

Você é do tamanho dos teus sonhos. O que tem sonhado?

Saiba que tudo que você quiser ser, ter e fazer, você pode. Basta decidir ser livre de amarras! Basta dar o primeiro passo em direção ao que acelera as batidas do seu coração.

Deixe o espírito empreendedor iluminar seu caminho, e encontre o que você realmente ama e nasceu para fazer.

Mas não se esqueça que nosso maior objetivo deve ser ajudar o maior número de pessoas que pudermos.

Ajude, doe, compartilhe! Quanto mais se solta, mais se volta, mais se multiplica.

Depois que aprendi essas leis transformei-me numa pessoa muito mais feliz, de bem com a vida e sempre pronta para novos desafios.

Não me sinto confortável na zona de conforto. Quero ir além todos os dias e vencer a mim mesma.

Acredito no poder do pensamento e da fé. Acredito também que quando nos doamos para uma causa que beneficie outras pessoas, o universo nos recompensa e tudo volta para nós mesmos.

Tudo aquilo que plantarmos, vamos colher. Quem escolhe as melhores sementes e com muita paciência as planta e cultiva com carinho, regando-as diariamente, pode, em paz fechar os olhos e ter uma excelente noite de sono, com a convicção de que o dia seguinte será maravilhoso, e que o Sol será o seu despertador natural, acompanhado da melodia dos pássaros e do frescor do vento invadindo as grades da janela.

Em que momento descobri o que queria para minha vida e resolvi largar tudo para seguir atrás do meu sonho?

Eu cheguei a empreender na área de alimentação, que era um grande sonho para mim. Mas estava trabalhando absurdamente, e após perceber que não era um negócio escalável e que estava longe de ser o que queria para minha vida, decidi abandonar tudo.

Comecei então a viver um conflito interno muito grande, sem saber o que faria dali em diante.

Mas, após minha desistência em atuar no ramo de alimentos comecei a fazer várias coisas, com o objetivo em mente de juntar ativos para abrir de forma estruturada algum outro negócio (ainda sem saber o que).

Atuei como representante comercial de uma marca de biscoitos proteicos para atletas e também em uma academia, além de ter vendido brigadeiros gourmet com uma amiga algumas vezes; mas ambos eram trabalhos informais.

A ideia de me ver presa em uma empresa cumprindo um determinado horário não me era atraente, mas o trabalho com vendas e representação comercial estavam me deixando muito desgastada, embora vendesse bastante e fechasse bons negócios. Andar por todo lado no Sol quente é demasiadamente desagradável e cansativo.

E minha família queria que eu tivesse um emprego de carteira assinada, afinal, já estava formada na graduação e precisava trabalhar “na minha área”, pois não compreendiam que minha profissão me permite aplicar meus conhecimentos em qualquer mercado ou negócio.

Decidi então procurar um emprego na área de Publicidade, Propaganda e Marketing, que me desse certa estabilidade para que eu pudesse construir uma carreira tranquila, e no futuro, quem sabe, ter juntado algum dinheiro para realizar o meu tão aguardado sonho de ter meu empreendimento.

Consegui o emprego em uma grande agência de marketing digital, e fiquei muito feliz por essa conquista. Estava disposta a dar tudo de mim para construir minha carreira lá.

Minha família festejou comigo, pois para eles, agora sim eu estava no caminho certo.

Os meses foram passando, e por diversas vezes me encontrei no trabalho que realizava. Porém, sentia que faltava algo a mais, mesmo que estivesse aprendendo muitas coisas que fariam diferença na minha vida (e de fato fizeram).

Um dia estava super bem, feliz e animada, e, no outro dia batia uma ansiedade e angústia sem tamanho.

E então o conflito interno voltou, só que com mais força que antes.

Por vezes eu parava, refletia e pensava por qual caminho deveria seguir.

Aquele sonho de empreender estava encubado, mas não morto.

Quando vi que não dava mais e que não queria continuar seguindo aquele caminho, pedi demissão!

Mas pensei muito antes de tomar essa decisão, pois tenho total consciência da situação atual do Brasil. Só que do jeito que estava não queria continuar.

A depressão já era realidade. Acordava à noite com pesadelos sobre o trabalho; vivia preocupada.

Aos finais de semana não conseguia relaxar, pois os problemas para resolver não saiam da minha cabeça.

Mas este meu último emprego foi uma experiência maravilhosa para mim. Se o conhecimento pudesse ser comparado a tijolos eu teria construído uma casa enorme com tudo que aprendi lá.

Hoje me considero mais à frente em vários aspectos da vida profissional graças às experiências que tive nos meus empregos. Então, penso que tudo tem seu tempo certo para acontecer!

Sobre o blog Jéssica Coelho

Sempre fui apaixonada por Marketing, e meu trabalho de conclusão de curso da faculdade foi sobre Marketing Digital, disciplina que me encantava e me encanta cada dia mais (principalmente pelo Marketing de Conteúdo, que é a melhor estratégia de Inbound Marketing para transformar pequenos negócios em gigantes na internet).

A minha ideia de começar um negócio online começou após ter realizado algumas pesquisas a respeito do mercado digital. Foi como a luz no fim do túnel que eu esperava. Trabalhar online é algo que já tinha pensado há muitos anos, só não sabia como começar esse negócio e como ele poderia me gerar receitas.

Decidi então criar um blog sobre Marketing Digital, onde pudesse ensinar para as pessoas tudo que sei a respeito, já que é uma disciplina de extrema importância no mercado.

Sem ajuda de ninguém, mas com muita garra e força de vontade iniciei meu primeiro blog (que não é esse).

Durante sua criação tive a ideia de prestar Consultoria de Marketing Digital, pois a necessidade das empresas em se destacarem na internet é muito grande, e elas têm se dado conta disso.

Pouco tempo após minha primeira experiência com blog, decidi criar esse daqui que leva meu nome, e o anterior se tornou um outro projeto (que vocês saberão daqui um tempo).

Jéssica Coelho é um blog sobre Marketing e Empreendedorismo, onde compartilho minhas experiências e falo de diversos assuntos relacionados a negócios, inovação e tecnologia.

Então, se você já possui um negócio físico ou online ou se deseja empreender mas ainda não descobriu seu grande talento, conte comigo!

Aqui no meu blog lhe darei diversas dicas e sacadas para que você obtenha o sucesso que tanto deseja!

Acredito que quando temos uma intenção boa de verdade naquilo que fazemos tudo dará certo. Então, empenhe-se para realizar seus sonhos e pense em como suas conquistas e vitórias poderão beneficiar outras pessoas.

Esse é um resumo da minha história. Compartilhe a sua comigo também, vou adorar saber!

Agora, cadastre seu e-mail abaixo na minha lista vip para não perder nenhuma novidade =)

Um grande abraço,

Jéssica Coelho 😉