O Novo Marketing e a decadência dos modelos tradicionais de agências de publicidade, marketing e comunicação

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Os modelos tradicionais de agências de publicidade e marketing estão em decadência. Aquelas que não inovarem e se inserirem neste novo universo que temos vivido perderão completamente seu espaço no mercado nos próximos anos.

Encontramos geralmente dois perfis de agências que atuam num formato ultrapassado:

  1. Aquelas focadas em oferecer serviços de mídias tradicionais e de massa, como outdoor, busdoor, mídia impressa, propaganda em rádio e TV;
  2. E as que fazem criação de sites, gerenciamento de redes sociais e anúncios online.

Ambas costumam conseguir seus clientes indo atrás deles, fazendo uma prospecção direta, abordando empresas que às vezes nunca nem ouviram falar delas.

Então, se você for um profissional de Marketing e tem uma agência ou deseja ter, continue lendo este artigo para entender sobre o Novo Marketing e porquê ele é o que dará resultados para o seu negócio e também para o de seus clientes.

E caso você seja um empreendedor que deseja aumentar suas vendas e valorização de sua marca, este artigo poderá ajudá-lo a entender também sobre o Novo Marketing e a escolher melhor os profissionais para lhe prestarem serviços de comunicação.

O que tem de errado nos dois modelos de agências de publicidade e marketing que falei acima?

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Primeiramente vamos entender o contexto.

Estamos em uma era totalmente diferente de 10, 20 anos atrás. As Novas Tecnologias surgiram e modificaram a forma das pessoas se comunicarem, se relacionarem e comprarem.

O consumidor moderno tem poder de decisão. Escolhe de quem quer comprar. Pesquisa por produtos, serviços e empresas na internet. Todas as dúvidas que possui pergunta para o Google, que dificilmente o deixa sem uma boa resposta.

Na internet é possível trabalhar uma comunicação muito mais assertiva e segmentada, alcançando assim o público-alvo com estratégias para relacionar-se com ele e transformá-lo em cliente e promotor da marca, diferente das mídias de massa tradicionais, que atingem muitas pessoas, porém, na maior parte das vezes um público não qualificado para comprar os produtos e serviços que a empresa oferece.

O Marketing mais efetivo, conhecido também como Novo Marketing, Marketing de Permissão ou Inbound Marketing não interrompe as pessoas, pelo contrário, desperta seu interesse e pede permissão para se comunicar com elas.

Relacionamentos são a base do Marketing moderno. As propagandas convencionais cada dia mais perdem seu efeito por não gerarem valor para as pessoas.

Através de conteúdos educativos na internet, estratégia chamada Marketing de Conteúdo (que está dentro do Inbound Marketing), as empresas conseguem se relacionar com seus prospects e conectá-los à sua marca.

As Novas Mídias (Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, Blog etc) são os canais para se fazer Marketing de Conteúdo, e elas permitem que o consumidor interaja com as marcas e profissionais e siga aqueles com quem se identifica, completamente diferente das Mídias tradicionais, onde não há uma interação direta do consumidor com a marca/empresa e muitas vezes ele é obrigado a ver propagandas que não lhe interessa (embora infelizmente também haja muitos anúncios intrusivos na internet é possível bloqueá-los facilmente com uma ferramenta como o AdBlock).

A internet empoderou as empresas e transformou-as em donas da mídia. Cada marca pode ter seus próprios canais online e criar sua audiência, sem precisar de intermediários, sem precisar pagar à um grande veículo de comunicação para divulgá-las.

As pessoas agora acompanham o que e quem elas querem e buscam por informações de qualidade sobre assuntos de seu interesse, portanto, conseguir atrair a atenção delas é um grande desafio, mas completamente possível através da correta utilização das Novas Mídias.

Agências de Marketing Digital de sucesso não fazem somente site, gerenciamento de redes sociais e anúncios. Elas se atualizam constantemente e compreendem o Novo Marketing e seu sentido na comunicação moderna.

Produzem conteúdos educativos e relevantes em seus canais próprios e fazem a captação de leads (pessoas interessadas em seus conteúdos e talvez serviços) e iniciam um processo de nutrição por meio de um funil de vendas até que os leads qualificados sejam contatados por sua equipe de vendas.

Não perdem tempo batendo de porta em porta e levando mais “não” do que “sim”. Não ficam se desgastando com clientes que não valorizam seu trabalho e choram por preço.

Empresas de comunicação, assim como quaisquer outras, necessitam construir sua presença online e fazer um bom Marketing de Conteúdo, ainda mais se quiserem prestar  serviços de Novo Marketing aos seus clientes (que como vimos aqui, é o que dá resultado).

As agências de sucesso se envolvem de verdade no negócio de seu cliente e criam produtos, publicações e conteúdos que falam diretamente à persona (modelo ideal de comprador). Fazem com que o público da empresa sinta que ela mesmo está ali gerenciando suas mídias e interagindo com ele.

Posts montados demais sempre, textos curtinhos com poucas palavras, mensagens muito voltadas à VENDA, pouca criatividade… isso simplesmente não gera empatia com o consumidor e faz com que ele não queira acompanhar a marca.

Lembro-me que na faculdade aprendi que os posts das redes sociais precisavam ser pequenos porque os usuários da internet gostam de praticidade. Isso não poderia estar mais errado! Se você se comunicar com o público certo eles lerão seus maiores posts, pode acreditar! Por mais que as pessoas estejam cada dia mais sem tempo elas buscam conteúdos de qualidade. A superficialidade nas informações é amadorismo.

Um outro grande problemas de agências tradicionais é que elas simplesmente EXECUTAM, muitas vezes sem pesquisas e planejamentos,  e não ensinam aos clientes o que e como deve ser feito!

Seus clientes precisam entender o Novo Marketing como você! Caso a essência dessa estratégia de comunicação não esteja claro para eles, certamente os trabalhos desenvolvidos serão inadequados, pois sua equipe precisará de colaboração da empresa para produzir conteúdos e fazer um trabalho fantástico. É ideal que estejam em sinergia para que o público sintonize com marca nas mídias sociais.

Na internet uma empresa consegue muito mais visibilidade, autoridade e conversão em vendas investindo bem menos em Marketing. Os serviços de comunicação de massa podem até funcionar no contexto de uma grande empresa, que já tem sua marca consolidada, agora, para pequenos e médios empreendedores não faz o mínimo sentido.

Como sua agência pode se posicionar no mercado para ter mais resultados?

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O posicionamento certo definirá a prosperidade e o futuro de seu negócio de Marketing. Se você atuar como as agências arcaicas, terá os mesmos resultados que elas: clientes insatisfeitos não renovando o contrato porque não veem resultados no trabalho prestado, clientes chorando por preço e clientes querendo tudo do jeito deles.

A primeira dica é que você escolha uma área mais específica (nicho) no Marketing para atuar, mesmo que a princípio pareça estar perdendo clientes.

Entenda, o profissional de verdade é especialista. Ninguém consegue ser muito bom em tudo. E em se tratando de  Marketing fica mais complicado ainda, já que ele é extremamente amplo, com várias vertentes.

Algumas ideias de nichos:

    • Agência de Consultoria em Branding, que ajuda as empresas na construção de uma marca sólida. Essa agência é especialista em criar marcas e posicioná-las;
    • Agência de Marketing de produto, que ajuda empresas a lançarem novos produtos e aprimorarem os já existentes;
    • Agência de Marketing de Conteúdo, que ajuda as empresas a se posicionarem na internet e atraírem os clientes certos para o seu negócio através da produção de conteúdos e materiais ricos;
    • Agência de Inbound Marketing, que cria funis de vendas e ajuda as empresas a falarem com os clientes certos na hora certa;
    • Agência de lançamento, que ajuda empresas e empreendedores a lançarem produtos digitais na internet;
    • Agência de Mídias Sociais, que gerencia, produz conteúdos e monitora os canais sociais das empresas;
    • Agência de Tecnologia, que ajuda as empresas a fortalecerem sua marca através das novas tecnologias, como robótica, realidade virtual e aumentada etc;
    • Agência de E-commerce, que cria e gerencia lojas virtuais e ajuda os empreendedores na logística e gestão de seu negócio;
    • Agência de Websites, que cria sites para que as empresas tenham um cartão de visita na internet e também softwares para gestão do negócio;
    • Agência de Performance, que ajuda as empresas com estratégias de mídia paga, como Google Adwords, Mídia Programática, Facebook Ads dentre outras.

Existem ainda muitos outros nichos dentro do Marketing, e é possível nichar mais ainda atendendo por exemplo somente uma área específica, como blogueiros ou salões de beleza.

Pesquise bastante esse mercado e descubra em que parte dele você realmente deseja se desenvolver. Veja se há demanda, quem será o público e se ele estará disposto a investir nos seus serviços.

Não estou dizendo aqui que você não possa atuar em mais de um nicho, é somente um conselho para valorização do seu trabalho. Os consumidores dão mais crédito a quem é especialista.

Após definir a categoria de sua agência, escolha um nome para ela e construa um blog como principal fonte de conteúdo para o seu público. O blog, diferente das mídias sociais, será um canal seu, onde você controla e dita as regras.

Você precisará primeiramente de um domínio e uma hospedagem. A Godaddy é uma excelente opção para isso.

Eu recomendo que seu blog seja feito com o Template Épico da Uberfácil, assim como o meu. Ele é facilmente instalado no WordPress, simples de configurar e personalizar e altamente otimizado para SEO, o que fará total diferença nos seus resultados!

Contrate um serviço de automação de marketing para construir sua lista de e-mails. É de suma importância ter uma lista e se relacionar com ela. Através do e-mail marketing é que você fará suas maiores vendas. Estou utilizando e amando o Lead Lovers!

Não se esqueça que possuir um endereço de e-mail personalizado com seu domínio (@nomedasuaempresa.com) também é uma das principais etapas na construção de sua agência e obrigatório para o envio de e-mail marketing. Recomendo o G Suíte do Google. Além de e-mail você terá uma série de ferramentas para aumentar sua produtividade no trabalho, como armazenamento em nuvem, documentos, planilhas, agenda etc.

Crie perfis nas principais mídias sociais e principalmente nas que seu público está. Nelas você construirá um forte vínculo com sua audiência e conseguirá mais acessos para o seu blog.

Após algum tempo que estiver produzindo conteúdos para o blog e redes sociais, também crie listas de transmissão no Whatsapp para enviar dicas de marketing para seus seguidores e clientes. Mas atenção, só envie mensagens para pessoas que te autorizaram. Jamais pratique marketing invasivo! Independente do seu nicho essa prática é inadmissível.

E a última dica para você se posicionar é: sempre meça os seus resultados e busque conhecer muito bem seu público e saber o que ele está achando dos seus conteúdos para que você possa aprimorá-los!

O Marketing Digital tem a grande vantagem de ser completamente mensurável, diferente do tradicional, que não conseguimos saber ao certo os resultados obtidos com cada ação.

Ferramentas como o Google Analytics podem ajudá-lo a melhorar suas estratégias e se posicionar adequadamente na internet, e para saber a opinião de seus leitores e seguidores realize pesquisas online através do Google Forms ou Survey Monkey.

Conclusão

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Existem milhares de agências e profissionais de marketing atualmente. Qual é ou será o seu diferencial? Qual é ou será o seu posicionamento?

As agências tradicionais criam campanhas publicitárias sem levar em consideração o público de seu cliente. Muitas delas só se importam com os 20% de BV pago pelo veículo de comunicação quando a marca que eles atendem faz um anúncio. E outras só se importam em colocar um site no ar feito sem planejamento e em fazer alguns posts semanais nas redes sociais de seus clientes. Para quem, assim como eu já trabalhou em agências de propaganda e marketing tradicionais sabe bem o que estou falando.

Fugir desses modelos e compreender o porquê deles serem inapropriados nos dias atuais já é um grande passo. Espero que tudo que disse tenha ficado claro para você.

Não precisa fazer tudo perfeito, simplesmente faça o que puder da melhor forma que puder.

E estude muito! Você precisa estar super atualizado. Esse negócio de trabalhar de 8 à meia noite e pedir pizza é para agências do passado. Impossível ter resultados para sua empresa e para os seus clientes se você não tiver tempo para adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar os que você já possui, além de pizza ser péssimo para sua saúde.

Te sugeri criar um blog pois ele é a melhor ferramenta para geração de leads! Se puder criar um site site também, ótimo. A diferença entre eles é que o site é um canal mais institucional, mais sério, e o blog mais informal e dinâmico, além de possibilitar um melhor posicionamento de sua empresa no Google por conta dos conteúdos (artigos, vídeos etc que você publicar nele), o que te dará um retorno financeiro maior por consequência.

Sobre seus conteúdos: devem ser atraentes, de fácil compreensão, com storytelling, criativos e que solucione problemas do público. Mantenha frequência nas postagens para aumentar cada dia mais sua credibilidade e reputação e interaja com sua audiência para que eles se sintam especiais para sua agência.

Prospecção: ao fazer Marketing de Conteúdo você não precisará ir atrás de clientes de porta em porta e marcar reuniões presenciais, pois eles farão com que o público-alvo encontre seu negócio. Os conteúdos certos vão educar sua persona a respeito das soluções que sua empresa oferece. Você poderá atender online pessoas de diversos lugares do Brasil, já que com a internet as fronteiras não existem.

Tenha certeza que essa estratégia é melhor e mais duradoura para que você tenha uma agência de marketing de muito sucesso e reconhecimento!

Agora quero te fazer dois convites:

Primeiramente, se inscreva para participar do 2º Workshop Novas Mídias da especialista Ana Tex, que acontecerá agora em Abril. Os conhecimentos que a Ana vai passar o ajudarão muito a enxergar as inúmeras possibilidades que as Mídias Digitais proporcionam. Ah, o Workshop é 100% online e gratuito.

Segundo, se inscreva na minha lista VIP de e-mail através do box de captura logo abaixo para receber meus conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão! Se quiser também participar da lista VIP do WhatsApp, me envie uma mensagem para o número (11) 97063-5493 com seu nome e área de atuação.

Espero que este artigo tenha sido útil para você e que você consiga ter muito sucesso no seu negócio de Marketing Digital.

Qualquer dúvida ou algo que queira me perguntar, deixe seu comentário abaixo.

Grande abraço!

Jéssica Coelho

Referências: