Não consegue vender pois o consumidor reclama do preço? Reveja seu posicionamento agora!

Clientes que reclamam do preço cobrado pela empresa geralmente são motivo de frustração para muitos empreendedores.

Mas a grande questão é que os consumidores não compram por preço. Eles buscam diferenciais na sua oferta, no seu produto ou serviço; precisam enxergar valor na sua proposta.

Como você tem agregado valor ao seu trabalho?

Vou lhe contar uma histórinha:

Imagine um vestido preto, casual e de malha fina.

Você o vê na vitrine de uma loja popular em um bairro afastado da cidade.

Ao entrar na loja, percebe que a vendedora é uma mulher muito mal vestida sentada no balcão mascando chiclete.

Ela nem te dá bola, e após você parar na frente dela, ela te olha e diz: “O que você quer?”, em um tom arrogante e sem paciência.

Você diz que gostaria de ver o vestido preto que está na vitrine.

Antes que você terminasse de falar a vendedora diz que só tem numeração P e M e que custa R$ 39,00.

Além desse péssimo atendimento a loja parecia suja e desorganizada.

Você agradece pela atenção e sai, pois ficou enojada. E com toda aquela péssima experiência, R$ 39,00 era caro demais.

Agora imagine esse mesmo vestido preto, casual e de malha fina.

Você o vê na vitrine de uma boutique do Shopping.

Ao entrar na loja é surpreendida com uma simpática vendedora lhe desejando que seja bem vinda e perguntando se você deseja se sentar e tomar um café.

A loja é incrivelmente perfumada, climatizada e muito limpa e organizada, com um design sofisticado e diferente.

Todas as vendedoras são bem vestidas e maquiadas.

Depois do café você pede para experimentar o vestido da vitrine e nem pergunta o preço.

A vendedora te conduz até o provador e diz que vai separar alguns outros modelos pra você experimentar que combinam com seu estilo.

No fim das contas você sai da loja com 3 vestidos, cada um na faixa de R$ 390,00 reais, e está demasiadamente feliz e satisfeita.

O que é caro? Caro é o vestido de R$ 39,00 daquela loja horrível, suja, quente e com péssimo atendimento.

Os mais de R$ 1000,00 gastos na boutique do shopping, na verdade foram um investimento na sua alegria, bem estar, auto estima, status, confiança e empoderamento. Você pode até chegar em casa e dizer: “Meu Deus, gastei muito!”, mas depois de 2 segundos vai dizer: “Ah, mas valeu super a pena, eu mereço!”.

Percebe através destes dois casos acima a importância de se gerar valor para o cliente?

Proporcionar a ele experiências incríveis com sua marca, desde seus perfis nas mídias sociais com conteúdos relevantes até o atendimento super diferenciado na sua loja, tornará seus produtos e serviços “baratos”. O consumidor vai comprar, amar e recomendar.

É essencial empoderar seu cliente. Se você conseguiu de alguma forma vender algo que é ruim e não funciona, ele cairá na real depois e, além de não confiar nunca mais em você ele vai dizer para seus amigos não comprarem da sua empresa.

Com testemunhos negativos, desculpe te dizer, você poderá ir à falência! Na internet as coisas voam e, muitas outras centenas e até milhares de pessoas saberão que comprar de você é cilada. Cuidado com isso! Empreender é coisa séria. Cuide bem da sua imagem!

Quando o cliente pensa ou diz que está caro, na verdade ele não enxergou benefícios e valor na oferta que justifique tal preço.

Não venda produtos e serviços; venda a transformação que eles gerarão na vida do cliente!

As pessoas gostam de comprar experiências positivas.

Se a sua proposta de valor for atraente, o preço cobrado passará despercebido.

E quero te dar uma outra dica muito importante: cuidado com os descontos oferecidos. Ao dar descontos só para fechar a venda pode acabar desvalorizando seu produto e sua empresa.

O vendedor precisa sempre ter controle da situação e não deixar que o cliente exerça o controle.

A solução para o seu negócio prosperar é construir o seu posicionamento ideal, de modo a atrair os clientes certos e fidelizá-los.

Finalizo este post dizendo:

Se você não se diferenciar e não gerar ou gerar pouco valor para o público, eles acharão que o que você vende está caro.

Ter uma marca de sucesso exige muito trabalho e dedicação, porém, tudo compensa para ser valorizado pelos consumidores e conseguir vender muito todos os dias.

E você, o que pensa sobre este assunto? Comente abaixo!

Grande abraço, te desejo muitas vendas! 😉

Jéssica Coelho