Marketing de Conteúdo: sua marca presente na vida de seu público diariamente

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O Marketing de Conteúdo não é mais o futuro do Marketing, e sim o presente! Em 2016 essa estratégia foi adotada por 70% dos profissionais entrevistados (que conseguiram receber até 4x mais visitantes em seus sites e geraram 5x mais leads que aqueles que não utilizaram o Marketing de Conteúdo) em uma pesquisa realizada pela Rock Content.

Mas o que é Marketing de Conteúdo?

É uma estratégia de Marketing que visa a criação e compartilhamento de conteúdos educativos e relevantes a um público específico. Ele aumenta a percepção positiva de uma marca por gerar valor às pessoas através da entrega de conhecimentos úteis que as auxiliam em alguma dificuldade ou problema que enfrentam.

Você como empreendedor com certeza busca alcançar cada dia mais sucesso para sua marca, empresa, produto ou serviço. Deseja ser reconhecido em seu nicho como um profissional de referência, relevância e conhecimento, e aumentar o envolvimento de seu público com sua marca, estou certa?

Em caso positivo, comece agora mesmo uma estratégia de conteúdo em seu negócio!

Por que fazer Marketing de Conteúdo?

Através do avanço tecnológico as pessoas passaram a ter acesso a todo tipo de informação na hora que quiserem (graças a evolução da internet e dispositivos móveis). Novas empresas surgiram; com isso a concorrência aumentou e os mercados passaram a disputar mais pela atenção dos consumidores.

Na era da revolução industrial o Marketing já se fazia presente, porém, a preocupação das empresas era vender a todo custo. Não havia muitos produtos no mercado nem informações acessíveis disponíveis para os consumidores, então, tudo que era produzido era vendido.

Os tempos mudaram, e muito! Agora, antes das pessoas comprarem elas buscam informações sobre marcas, produtos, serviços e empresas na internet. O consumidor passou a ter um poder de escolha que não tinha antes.

Sua empresa é encontrada? Ela está respondendo às dúvidas e objeções de seu público-alvo? Ela está se relacionando com os clientes e possíveis clientes?

Talvez você já tenha escutado que consumidores modernos não gostam de se relacionar com empresas que apenas os procuram para vender seus produtos e serviços. Portanto, ao invés de criar dezenas de anúncios e propagandas que na maioria das vezes são chatas e invasivas, eduque as pessoas com conteúdos úteis e pertinentes sobre sua área de atuação.

Quando você deixa de produzir conteúdos para seus consumidores você abre espaço para a atuação da concorrência. Então, se quer ser referência em seu mercado de atuação, estimulando seu público a passar mais tempo com sua marca, faça Marketing de Conteúdo!

Dicas para fazer um Marketing de Conteúdo mais assertivo

  • Crie primeiro uma forte conexão com seu possível cliente e somente depois tente vender algo a ele.
  • Não tenha pressa, pois os resultados podem levar alguns meses para chegar.
  • Não espere ter audiência para começar a produzir conteúdos, porque são eles que atraem uma audiência para você.
  • Identifique com quem você irá falar. Não basta produzir conteúdos se não conhecer de perto seu público. As chances de erro serão enormes! Foque nos problemas da sua persona (modelo ideal de comprador) e em seus sonhos, pois assim você poderá entregá-la uma solução útil por parte de sua empresa.
  • Produza (muito) conteúdo relevante. Para que você faça diferença na vida de seu leitor é preciso que produza muitos conteúdos do interesse dele. Consistência é fundamental!
  • Varie nos formatos, como por exemplo: posts de blog e redes sociais, podcasts (conteúdos em áudio), vídeos, webinários, infográficos, ebooks, e-mail marketing, etc.
  • Invista mais nos formatos de conteúdo que a maior parte de sua audiência prefere consumir. Se eles gostam de assistir mais vídeos a ler artigos em blog, foque mais no primeiro. Mas concentre tudo em seu blog, já que é um canal que você controla.
  • Mostre que domina o assunto que fala. Seu conteúdo precisa ser autêntico e de fácil entendimento por todas as pessoas.
  • Promova seu conteúdo. Apenas criar um conteúdo não adianta se não espalhá-lo para o mundo. Divulgue seus posts do blog nas redes sociais, variando o estilo e formato de cada publicação, como por exemplo: no Facebook você pode postar o link do artigo e fazer um pequeno texto chamativo que desperte a curiosidade de seus seguidores a fim de que cliquem no link. Porém, no Instagram isso já não seria possível, então lá você poderia postar uma imagem ou vídeo curto que tenha o título do seu artigo do blog estampado, e na descrição colocar o mesmo textinho que colocou no Facebook e criar um link encurtado no bit.ly dizendo algo do tipo: Para ler este artigo agora mesmo e entender mais sobre o assunto, acesse o link bit.ly/temadoseupost. E outra dica, crie links o mais curto possível, já que facilitará para o usuário mobile memorizá-lo e digitá-lo em seu navegador.
  • Gere empatia. Produza conteúdos de modo que seu público consiga enxergar você em cada palavra escrita ou falada. Utilize da emoção para deixar o leitor encantado e não esconda sua personalidade.
  • Mostre que sua vontade de ajudar é maior que a de vender. Ao invés de ficar falando de você, do seu produto, serviço ou da sua marca, fale assuntos interessantes para sua audiência, que agreguem algo de valor em suas vidas.
  • Defina as principais palavras-chave que seu conteúdo terá. Uma excelente ferramenta gratuita para sua pesquisa é o keyword planner do Google Adwords. Escolher os termos corretos faz parte de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de um conteúdo para os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. É preciso que seu artigo seja encontrado, certo?
  • Incentive o compartilhamento de seus conteúdos nas mídias sociais.
  • Utilize calls to actions (CTA’s), que são chamadas para ação em suas publicações. O que você quer que o usuário faça após ter contato com seu conteúdo? Se cadastrar em sua lista de e-mails? Baixar um ebook referente ao assunto do post? Assistir a um vídeo complementar? Solicitar um orçamento? A intenção do marketing de conteúdo é manter nossa audiência sempre perto de nós, e o call to action tem essa função.
  • Capture o e-mail de seus visitantes para poder se relacionar com eles através do e-mail marketing, tornando-os leads (possíveis compradores). Acredite, o e-mail não entrou em extinção, pelo contrário. É uma excelente ferramenta para nutrir (com conteúdos exclusivos e educativos) os leads e conseguir posteriormente vender algo a eles.
  • Planeje seus conteúdos. O planejamento é a chave do sucesso! Sua estratégia de conteúdo precisa estar devidamente documentada para que você consiga analisar os resultados após a implementação. Faço meus planejamentos utilizando as seguintes ferramentas: Trello, Evernote e G Suíte.
  • No planejamento de cada artigo do blog leve em consideração a persona que o blogpost se destinará e também em qual fase da jornada de compra ela se encontra: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução ou decisão de compra. Cada uma dessas fases representa uma etapa do funil de vendas, começando pelo topo e indo até ao fundo do funil, que já são os leds mais qualificados para contratar a solução que você oferece.
  • Recicle seus conteúdos mais antigos (tanto artigos do blog quanto posts de mídias sociais e vídeos), atualizando e acrescentando novas informações.
  • Sempre que for possível coloque as referências de seu artigo ao final dele, para passar mais credibilidade aos leitores de seu blog.
  • Seja transparente, não negando seus erros quando errar. Acredite, todos nós erramos em algum momento!

Comece a produzir conteúdos agora mesmo!

Lembre-se sempre que seus conteúdos têm a função de resolver os problemas das pessoas e também realizar seus sonhos.

Os leitores precisam ficar ansiosos para lerem/verem seus próximos posts. Por isso, busque ser uma autoridade no assunto que fala. Não se limite a conhecimentos básicos, mas se aprofunde estudando todos os dias.

Se já tem feito Marketing de Conteúdo em sua empresa, continue e intensifique! Se não está, o que está esperando para começar?

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Grande abraço! Jéssica Coelho 😉

Referências: