Como ter mais engajamento nas Mídias Sociais? Estratégias infalíveis para você transformar seguidores em clientes

Engajamento nas mídias sociais é algo que você provavelmente busca para melhorar sua reputação online e aumentar sua visibilidade, não é mesmo? Pois de que adianta ter perfis que ficam parados, vazios…

Você como empreendedor com certeza deseja alcançar mais clientes para o seu negócio através das novas mídias.

Sabemos que o consumidor atual é aquele que está sempre conectado e consumindo conteúdos que lhe interessam, então, para que acompanhem os canais da sua marca é preciso que você seja INTERESSANTE, ÚTIL e RELEVANTE.

Conquistar autoridade online e ser visto como referência em sua área de atuação não é uma tarefa fácil, porém, muito possível se você seguir algumas premissas que falaremos mais adiante.

Então, continue lendo este artigo para entender mais sobre engajamento nas mídias sociais e saber como você pode conquistá-lo para ter perfis de muito sucesso!

A importância dos conteúdos para o engajamento nas mídias sociais

Os conteúdos são o coração da Internet. Sem eles ela ficaria sem graça. Você como eu com certeza não gosta muito de propagandas e anúncios e faz de tudo para manter-se longe deles, mas informações de qualidade e entretenimento você aprecia com muito amor!

Para produzir conteúdos interessantes para a sua audiência você precisa antes de tudo conhecê-la. Quem de fato é seu público? O que ele faz? Quais são suas dores e desafios?

Se você sabe com quem está falando tudo fica mais fácil e claro, e sua comunicação fica mais assertiva.

Usar a criatividade é essencial para conteúdos valiosos que facilmente serão compartilhados por seus seguidores.

Cada rede social tem suas particularidades, e alimentar todas com qualidade é realmente um grande desafio. Mas conhecendo seu “cliente ideal” será mais simples criar conteúdos que eles gostem.

Existe uma infinidade de formatos de publicações que você pode utilizar para atrair mais seguidores e fidelizar aqueles que já te acompanham. É importante que você varie sempre nos formatos, para não ficar fazendo uma coisa só. Sua empresa precisa ser interessante para as pessoas e agregar algo de bom em suas vidas de alguma forma.

Vou lhe dar alguns exemplos de formatos que com certeza ajudarão na sua estratégia de marketing de conteúdo nas mídias sociais:

  • Lives no Facebook e Instagram;
  • Vídeos de até 1 minuto no Instagram, alguns com você falando e outros com imagens e áudio;
  • Vídeos no Facebook e YouTube;
  • Stories no Instagram;
  • Imagens em Gif no Facebook e Twitter;
  • Imagens animadas no Instagram (que são na verdade vídeos curtos sem som ou aqueles Gifs do boomerang);
  • Uma série de fotos/imagens que complementam umas às outras na opção de álbum de fotos no Instagram;
  • Posts no Facebook com artigos de blogs interessantes para os seguidores acompanhados de um pequeno texto que resume o artigo ou traz novas reflexões sobre o tema.

Gerar valor para seu público com conteúdos completos, explicativos e bem-feitos é um enorme passo para construção de sua autoridade online e aumento de seu engajamento nas mídias sociais.

E é importante ter frequência e consistência em suas postagens. Não adianta aparecer nas mídias às vezes. É preciso que as pessoas vejam sua marca de alguma forma todos os dias!

Como aumentar as chances de seus conteúdos gerarem engajamento

Para que o público engaje com sua marca é essencial que você proporcione um ambiente de interação para ele, e isso não se faz apenas publicando conteúdos por publicar.

Eles precisam ser interessantes e relevantes, e, se forem criados estrategicamente sob a luz da psicologia, as chances de terem engajamento serão muito maiores.

Os chamados gatilhos mentais podem te ajudar a criar conteúdos altamente atraentes que serão facilmente compartilhados pela sua audiência e, claro, utilizando esses gatilhos em suas ofertas, o número de conversões em vendas também será superior.

Alguns gatilhos mentais bastante utilizados em conteúdos

Pertencimento: As pessoas têm a necessidade de pertencerem a grupos de interesses em comum. Mostre nos seus conteúdos que ao seguir você ela estará fazendo parte de uma tribo poderosa.

Prova social: As pessoas querem seguir/acompanhar/comprar aqueles que outras pessoas também estão seguindo/acompanhando/comprando e comentando sobre. Então, mostre nos seus conteúdos depoimentos de clientes satisfeitos, casos de sucesso de sua empresa, e sempre busque aumentar seu número de seguidores nas mídias sociais, mas claro que de seguidores qualificados.

Emoção: A felicidade é a emoção mais contagiante. As pessoas gostam de ser felizes. Seus conteúdos precisam contagiar os seguidores e alegrá-los. O tom da sua conversa precisa ser empático e bem-humorado.

Medo: As pessoas têm medo de perderem alguma coisa. Logo, nos seus conteúdos mostre o que elas perdem se não seguirem sua dica, conselho ou se não usarem seu produto.

Curiosidade: O ser humano é curioso por natureza, e você precisa despertar curiosidade na sua audiência com seus conteúdos. Coloque um suspense no início de sua fala, na introdução de sua mensagem diga o que está por vir se o usuário continuar consumindo aquela informação. Você pode por exemplo, criar uma série de conteúdos complementares, e para o seguidor entender a mensagem completa precisará assistir/consumir todos eles.

A importância do Marketing de Relacionamento no engajamento

As pessoas compram (seja um produto, serviço ou simplesmente uma ideia) de quem elas confiam, e confiança não se constrói sem um relacionamento.

Seu público precisa se sentir especial para sua empresa para que queiram acompanhar seus perfis sociais, interagir e fazer negócios com vocês.

Realize pesquisas para entender o que sua audiência quer receber de sua marca. Só se consegue ser relevante se compreender as dores e necessidades que seu público possui.

E construir uma audiência engajada vai além de produzir bons conteúdos. Você precisa engajar com as pessoas também.

No Instagram e Twitter curta posts dos seus seguidores e não seguidores com frequência para que eles também curtam os seus. Pensou que era somente ficar esperando curtidas? Não é assim que funciona!

Ah, no Instagram também comente em fotos de seguidores e de quem ainda não te segue mas que você quer conquistar. Você precisa ser visto presente nas mídias!

Reposte conteúdos interessantes de pessoas do seu meio profissional para mostrar que valoriza o trabalho delas e assim aumente seu networking.

Para ter fãs engajados sua empresa necessita de pessoas comentando sobre ela.

Quais métricas utilizar para analisar o desempenho de suas mídias sociais

É natural que todos nós que estamos online queiramos que nossas mídias sociais tenham muitos seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso faz bem para o nosso ego mas também nos mostra que estamos no caminho certo.

Será mesmo que estamos?

Bom, para uma empresa essas são “métricas da vaidade” que não querem dizer nada sobre o sucesso e retorno que as novas mídias estão trazendo para o negócio.

O engajamento social é muito importante sim para o sucesso de sua estratégia digital, pois se suas mídias ficarem paradas, vazias, sem pessoas interagindo, sem curtidas e sem comentários, indica que provavelmente tem algo de errado no seu marketing, então é preciso rever tudo que está sendo feito.

Entenda que não é errado buscar por métricas da vaidade. Depois que minha visibilidade no Instagram aumentou o número de pessoas que me procuraram interessadas na minha consultoria também foi maior. E ah, existe uma ferramenta incrível que atrairá muitos seguidores qualificados para seu Instagram, vale a pena você fazer o teste de 5 dias que eles oferecem!

Então, há pontos positivos nas métricas da vaidade, como por exemplo, que mais pessoas te conhecerão e entrarão em contato interessadas em seus serviços.

Só que tem uma coisa aí… se os seguidores das suas mídias não forem seu público ideal, de nada adianta, serão somente números vazios mesmo. Por isso é aconselhado nunca comprar seguidores, pois serão pessoas que não te seguiram porque estavam interessadas no seu conteúdo e, muitas vezes são seguidores “fakes”, para piorar.

O que você precisa de verdade buscar através de sua presença nas mídias sociais e analisar são as conversões em leads (pessoas que demonstraram interesse em seu conteúdo ao se cadastrarem em seu blog ou baixarem um ebook em troca do e-mail, por exemplo) e vendas e acessos para o site/blog vindos das redes sociais.

Conclusão

Para ter mídias sociais de sucesso, primeiramente você precisa produzir conteúdos criativos pensados estrategicamente utilizando gatilhos mentais e específicos para solucionar os problemas e dores de seu público.

É essencial manter a consistência nas postagens. Publique quanto mais vezes conseguir! Apareça de alguma forma todos os dias para manter seus seguidores aquecidos.

O engajamento nas mídias sociais de sua empresa mostra para as pessoas que vocês são interessantes de seguir e acompanhar, só que é preciso olhar para métricas que vão além de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos para avaliar os resultados obtidos em seus canais sociais. Um empreendedor precisa fechar negócios, faturar, e não somente ter números nas mídias sociais!

Para que seus perfis sejam movimentados você precisa também interagir com seus seguidores e influenciadores de sua área de atuação. A regra é: dê bastante para então receber!

Tenho certeza de que seguindo as dicas que passei para você aqui se surpreenderá com os resultados.

Vendas são RELACIONAMENTO. Ninguém se relaciona com quem não confia. E as mídias sociais são canais excelentes para construção de um forte relacionamento de sua marca com o público. Seja interessante, útil e relevante!

Se quiser uma ajuda personalizada para trabalhar corretamente as mídias sociais de sua empresa e causar muito mais impacto, entre em contato comigo pelo meu WhatsApp que será um prazer lhe atender e apresentar minha consultoria! + 55 (11) 97063-5493.

Um grande abraço! 😉