É possível viver da sua paixão na internet: Construindo um negócio online de artesanato

Nunca é tarde para começar um negócio que proporcione a você maior realização profissional.

Acredite, é possível viver da sua maior paixão na internet se aprender a rentabilizá-la. E acredite também, com a tecnologia e novas mídias é possível rentabilizar quase tudo e de diversas maneiras.

O momento econômico que estamos vivemos é a oportunidade ideal para você criar um negócio inovador, fazendo o que ama, como por exemplo, um empreendimento online de artesanato. A crise só existe para quem não se atualiza e se acomoda.

Tenha certeza de que existem milhões de pessoas comprando alguma coisa todos os dias, então há muitos clientes para você atingir através da internet, basta fazer um bom trabalho e se destacar.

Vamos fazer o seguinte exercício:

Pense na sua maior paixão: algo que você faz muito bem e que te dá prazer. Anote em um papel ou app. Mas aqui vamos supor que você é uma mulher que ama artesanato.

Agora pense nos diferenciais evidentes desse seu talento: por exemplo, um diferencial muito evidente seu pode ser que o acabamento das suas artes é impecável! Anote em um papel ou app.

Agora pense no perfil do público que você deseja atingir: por exemplo, você pode gostar muito de criar artesanato infantil, então seu público pode ser mães de crianças das classes A e B.

Agora pesquise outras artesãs que fazem um trabalho parecido com o seu: veja como estão as redes sociais delas, como se comunicam, comentários das clientes, quanto elas cobram, como fazem a entrega e tudo mais que puder observar. Anote o máximo de informações que conseguir! Isso é uma pesquisa de marketing básica, tá? Ajudará você a conhecer e entender melhor o mercado que deseja atuar.

Se já sabe sua paixão, seu diferencial evidente, para quem deseja vender e quem são suas possíveis concorrentes, está na hora de planejar o seu negócio. É aqui que você definirá todas as questões importantes para o funcionamento do seu empreendimento antes de começá-lo. Pense em tudo e anote tudo!

Dicas de como começar seu negócio online de artesanato

  1. Crie um nome para sua empresa. Você precisa de uma marca!
  2. Se possível, contrate um designer para criar seu logotipo, para que você passe uma imagem mais profissional no mercado.
  3. Crie suas redes sociais com o nome que você definiu.
  4. Planeje seus conteúdos nas redes sociais, afinal, será através deles que você conquistará clientes. É importante que você saiba um pouco sobre seu público, mesmo estando no começo. Compreender quais são as dores e necessidades dele lhe ajudará a ter maior assertividade na sua comunicação.
  5. Tire fotos boas e bonitas dos seus produtos e mostre ao seu público como eles podem ser utilizados.
  6. Produza seus conteúdos e vá publicando em seus canais. Analise com frequência seus resultados para poder melhorá-los.
  7. Interaja com seus seguidores. Atenda muito bem todos que forem falar com você para perguntar sobre seu trabalho.
  8. Recomendo que você foque bastante no Instagram (por ser uma mídia fácil de gerenciar e com alto poder de engajamento e conversão) a fim de tornar sua marca conhecida e expor seus produtos, direcionando as possíveis clientes para o seu WhatsApp, e por lá você finaliza a venda e mantém um contato mais próximo com elas.  

Se você é uma artesã que até então só praticava artesanato por hobbie, fabricando produtos para consumo próprio e para presentear amigos e familiares, e deseja fazer desse talento o seu negócio, comece agora mesmo a planejar seu negócio online de vendas de produtos artesanais de nicho (como por exemplo: roupas ou brinquedos infantis, acessórios para casa, pintura em vidro, etc).

Para ser considerada uma referência na internet é importante ser especialista em uma área mais específica. Se você faz todo tipo de artesanato ficará difícil se posicionar online, pois cada tipo de produto é para um perfil de público. Imagina o trabalho para produzir conteúdos para cada público e sobre cada produto diferente nas suas mídias sociais?

Se você é uma artesã experiente que já atendeu muitos clientes, pode trabalhar pela internet vendendo o seu conhecimento

Se não quiser vender os produtos físicos na internet, você pode criar um curso online que ensine outras mulheres a fazerem o artesanato que você sabe e, assim você ganhará através de um produto digital. Já pensou que legal?

Só que como as mulheres que buscam aprender artesanato querem (acredito eu) fazer os produtos para vender, considero muito importante você ter uma boa experiência vendendo suas obras de arte antes, pois, se no curso você ensinar não apenas a confeccionar os produtos, mas também “como vender artesanato”, fará total diferença nas suas conversões e sucesso do seu infoproduto.

E ao dizer no seu vídeo de vendas que você já atendeu milhares de clientes e comprovar isso através de fotos, vídeos depoimentos e mensagens por escrito de antigas clientes elogiando seu trabalho, aumentará sua autoridade, que é um gatilho mental essencial para comprarem seu produto digital.

Conclusão

A internet hoje permite empreendedores venderem seus produtos físicos de forma muito mais simples através das mídias sociais mesmo, e também o seu conhecimento, porém, para vender conhecimento através de um curso online como dei de exemplo, é ideal que se tenha um pouco mais de experiência com o trabalho que se quer ensinar.

Se sua paixão é fazer artesanato e as pessoas próximas elogiam sua criatividade, não fique restrito à venda somente na sua região. A internet hoje permite que qualquer pessoa criativa e disposta a trabalhar duro inicie seu próprio negócio digital.

Mostre para o mundo o seu talento. Entre nesse universo sem medo, pois você só terá a ganhar. Eu te desejo muito sucesso!

Para aprender como montar o seu negócio online do zero, passo a passo, recomendo o curso Viver Melhor Agora da Karyne Otto (link afiliado).

E caso queira minha ajuda de forma pessoal e personalizada para iniciar o seu negócio online de artesanato, seja para vender produtos físicos ou o seu conhecimento através de cursos, entre em contato comigo e vamos conversar!

Se gostou deste conteúdo deixe seu comentário abaixo e também aproveite para se cadastrar no meu blog.

Um grande abraço,

Jéssica Coelho