Como vender sorvete no inverno? Dicas de marketing para mercados sazonais venderem o ano todo!

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Se você empreende ou pretende empreender no mercado sazonal, ou seja, um mercado cujas vendas tendem a ser maiores em determinado período do ano, como no caso das sorveterias, que sofrem quedas nas vendas durante o inverno, este conteúdo é para você!

Continue lendo até o final para ter acesso às dicas valiosas que eu preparei para ajudá-lo. O que vou falar aqui serve para empresas de diversos segmentos e nichos que sofrem com a sazonalidade, porém, os exemplos serão mais voltados para as sorveterias (adapte para a realidade de sua empresa).

Estratégias de marketing e negócios são essenciais para sua empresa não quebrar, e o marketing de conteúdo pode transformar sua marca

É essencial criar algumas estratégias de marketing e negócios para não passar aperto quando o período ideal das vendas passar.

Um empreendedor de sucesso pensa grande, planeja, executa e não deixa oportunidades irem embora.

Caso saiba que no verão naturalmente vai vender mais, precisa pensar em como vender muito mais no verão (a fim de ter reservas para os outros períodos) e como manter as vendas estáveis nas outras estações. Um negócio não pode apenas sobreviver, ele precisa dar lucro para seus donos, certo?

Para garantir o crescimento do valor de sua marca (uma marca forte e valiosa faz mais pessoas lembrarem e falarem dela) é importante fazer um bom marketing do seu negócio.

Se as pessoas estão na internet e usam as mídias sociais para se relacionarem com outras pessoas e pesquisarem por assuntos e empresas de seu interesse, não faz sentido você não ter uma correta presença digital.

O consumidor moderno é super antenado, conectado e está  cada vez mais desatento para anúncios e publicidade; ele gosta de ter acesso à informações relevantes, gosta de consumir conteúdos de qualidade.

Porém, com as estratégias certas vale a pena investir um pouco em mídia paga (como Google Adwords e Facebook Ads, por exemplo), mas o ideal é que a prioridade nos investimentos seja o Marketing de Conteúdo, que resumidamente é uma estratégia de marketing que se desperta o interesse de um público-alvo através da criação e publicação de conteúdos de valor sobre a área de atuação ou sobre o mercado em que a empresa está inserida.

A ideia é que ao invés de interromper as pessoas que muitas vezes nem se interessam por aquele produto ou serviço que está sendo anunciado, se peça permissão para se comunicar e se relacionar com aquelas que possuem interesse no que a empresa tem a dizer.

O Marketing de Conteúdo gera muito valor para os prospects e torna as empresas que produzem conteúdos autoridades em suas áreas de atuação.

Quer ser amado pelos seus clientes em potencial? O caminho é esse!

Seus anúncios online podem levar os visitantes para seu site, mas o Marketing de Conteúdo é que ajudará no processo de conversão desse visitante em lead e depois em cliente e criará um relacionamento com a pessoa desde a fase inicial do processo.

Um passo a passo básico para sua estratégia de marketing digital focada em conteúdo:

  • Conheça antes de tudo o seu público-alvo, pois é importante saber com quem você vai se comunicar para ser assertivo nas mensagens.
  • Faça pesquisas no Google para saber quais as dores e dúvidas do seu público e do seu mercado para que você possa solucioná-las/respondê-las com seus conteúdos, e assim você será encontrado por clientes potenciais.
  • Esteja nas principais mídias que seu público está. Empresas que estão em vários canais conseguem ter mais autoridade.
  • Tenha um blog se puder, pois é aconselhado que ele seja a base de uma estratégia de conteúdo. As mídias sociais são ótimas para levarem tráfego a ele.
  • Seu blog precisa ser otimizado para SEO, a fim de que após algum tempo seus artigos apareçam nas primeiras páginas do Google respondendo as dúvidas de seu público.
  • Cadastre sua empresa no Google meu negócio caso seu negócio seja local. Lá as pessoas vão ver seus dados de contato, site, rotas do Google Maps e etc.
  • Mantenha frequência nos seus conteúdos online o ano inteiro. Um calendário editorial pode ajudá-lo a ser consistente. Se você publicar só de vez em quando não adiantará nada.
  • Faça chamadas para ação ao final de seus conteúdos: “Ligue agora mesmo”, “Baixe nosso Guia agora mesmo”, “Gostou da dica? Deixe seu comentário”, dentre outras formas.
  • Se relacione com sua audiência. Interaja com seus seguidores, responda os comentários e mensagens de forma muito pessoal. Mostre que você está presente para ajudar as pessoas de alguma forma.

O marketing de conteúdo funciona se você levá-lo muito a sério. Após alguns meses seu público enxergará sua empresa de outro jeito. Isso por consequência aumentará sua visibilidade e número de clientes.

Além do marketing de conteúdo e mídia online, faça ações diferenciadas para vender sorvete no inverno

Promoções em dias da semana específicos

Promoções durante esse período são muito bem vindas! Por exemplo, na segunda e na quinta quem for acompanhado de dois amigos ou mais, cada um paga 50% no kg do sorvete ou ganha 500 ml de açaí (é importante claro, analisar os custos do produto para não sair no prejuízo).

Cardápio especial para o inverno

Você pode criar um cardápio especial para o inverno, como por exemplo:

  • Oferecer petit gateau (deixe o seu mais especial, você precisa se diferenciar, então acrescente cerejas com castanhas, por exemplo);
  • Banana split com calda quente de chocolate;
  • Sopa de sorvete (sorvete quente + confeti + outros acompanhamentos);
  • Creme de chocolate quente com sorvete de pistache;
  • Dentre muitas outras opções.

Talvez seja interessante até colocar outros itens no cardápio que não levam necessariamente sorvete, mas que não comprometeriam seu posicionamento no mercado, como chocolate quente cremoso, casquinha recheada com trufa e outros docinhos e etc.

O dono da sorveteria não sou eu rs, então use sua criatividade. Ah, se fizer algum desses que citei quero meu nome no sorvete ou na sobremesa em. 😉

Descontos para quem fizer check-in

Incentive o check-in em seu estabelecimento. Quem fizer e mostrar no caixa ganha 15% de desconto, por exemplo. Faça o favor de disponibilizar um bom Wi-fi para manter os clientes lá dentro por mais tempo, ok?

Eventos de inverno

Crie eventos de inverno na sua sorveteria com entrada gratuita ou por um valor simbólico. Você pode contratar um DJ e servir drinks contendo sorvete como ingrediente base (drinks especiais para a festa). Olha só que legal!? Se você se relacionar bem com seu público eles vão querer participar, pode apostar!

Conclusão

Finalizo dizendo: EMPREENDEDOR QUE NÃO É CRIATIVO PERDE OPORTUNIDADES.

Inove no seu mercado. Você precisa ser diferente, e não fazer somente o que todos os concorrentes já estão fazendo.

Para atrair a atenção de seu público-alvo o marketing digital lhe ajudará muito, porém, precisa haver mais inovação do que isso, afinal, estar presente na internet se tornou uma obrigação para quem pretende continuar existindo nos próximos anos. O que você pode fazer é ser inovador na sua maneira de fazer o marketing digital do seu negócio, mas lógico, inovando também dentro da sua empresa, criando estratégias como as que dei de exemplo.

Se você for criativo nas ações offline pode e deve expor isso nas mídias sociais, e causará um buzz (pessoas falando de você). Até para criar seus conteúdos na internet ficará mais fácil!

Para negócios locais, integrar estratégias do mundo online com o offline não apenas faz total sentido, como também ajuda sua marca a crescer forte e superar todos e quaisquer obstáculos que aparecerem no caminho.

Atuar em um mercado sazonal não significa de forma alguma que você só poderá ter boas vendas durante o período  em que aquele produto ou serviço está em alta.

Se investir o ano inteiro em marketing digital, sua marca sempre estará presente da vida de seus consumidores.  Relacionamentos devem ser alimentados constantemente para serem fortalecidos, portanto, mantenha um contato fiel com sua audiência!

Eu espero que você tenha muito sucesso no seu empreendimento!

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E caso queira ter um plano personalizado de marketing para o seu negócio com um passo a passo para você seguir, sugiro que passe por uma consultoria digital comigo. Se quiser mais informações me envie um e-mail para contato@jessicacoelho.com.br. Será um prazer lhe atender!

Grande abraço,

Jéssica Coelho