Descubra 10 grandes motivos para você utilizar o Instagram para negócios

O Instagram é uma mídia social fantástica, completamente amada por milhares de usuários em todo mundo.

Muitos empreendedores já estão se beneficiando muito em seus negócios através do uso adequado dessa ferramenta.

Se você ainda não o utiliza em sua estratégia de Marketing Digital, está perdendo excelentes oportunidades de negócios.

Eu sou até suspeita para falar, pois o Instagram é a mídia que mais deu retorno para o meu negócio online até hoje.

Quer entender melhor porquê é tão inteligente investir no Instagram para potencializar as vendas no seu negócio e aumentar o valor de sua marca no mercado?

Então continue lendo este artigo para descobrir 10 grandes motivos para você usar o Instagram para negócios!

#01 | É uma mídia naturalmente Mobile

Quem aí possui um smartphone?  Ou dois? Ou um smartphone e um tablet?

O mundo está cada vez mais conectado e cada vez mais mobile, portanto, investir em mobile marketing pode colocar o seu negócio muito à frente.

Sabia que mais de 79% de todo tráfego da internet acontece a partir dos dispositivos móveis?

E o Instagram é uma mídia mobile.  Já que hoje quase todas as pessoas possuem um smartphone, sua mensagem chegará mais facilmente e rapidamente ao seu público.

#2 | Possui mais engajamento que o Facebook

Apesar de possuir menos usuários que o Facebook, o Instagram fica na frente quando falamos em engajamento, de acordo com dados oficiais. Só para você ter uma ideia, o engajamento com empresas no Insta é 10x maior que no Face!

No Instagram é possível conquistar uma audiência mais fiel à sua marca: que realmente consome o seu conteúdo, que interage, que te indica para seu ciclo social e que muitas vezes compra de você (que é o que todo empreendedor deseja que aconteça, não é mesmo?).

#3 | Crescimento exponencial da plataforma

O Instagram já ultrapassa os 700 milhões de usuários, e esse número tende a crescer muito ainda nos próximos anos.

Sua marca estar presente nessa plataforma garantirá que sua mensagem alcance mais clientes em potencial.

#4 | É uma plataforma intuitiva, isto é, fácil do usuário utilizá-la

O Instagram é fácil de ser entendido até por pessoas mais leigas. Com poucos cliques o usuário consegue criar uma conta, seguir e interagir com os amigos e fazer suas postagens.

Você como profissional que deseja obter resultados para o seu negócio através dessa mídia, precisa, é claro, saber utilizar a plataforma de modo mais avançado que os usuários em geral, pois, apesar do Instagram ser “simples” de mexer, existem várias estratégias para torná-lo profissional; uma verdadeira “máquina de clientes”, sem exagero!

#5 |  Diversas funcionalidades e formatos de postagens

O Instagram possui diversas funcionalidades e formatos de postagens, o que permite que você use sua criatividade para chamar atenção de sua audiência e criar seus conteúdos, que podem ser através de vídeos ao vivo, vídeos e fotos no stories que somem em 24 horas, postagem de fotos, imagens e vídeos no perfil, com a possibilidade de inserir até 10 imagens e/ou vídeos de até 1 minuto na função “álbum de fotos”.

#6 | Fácil visualização das principais informações sobre sua empresa pelos usuários

Informações importantes sobre seu negócio, como telefone, e-mail, site, endereço e outras, podem ficar bem visíveis (literalmente “na palma da mão”) para o seu público no seu perfil do Insta, através de uma biografia otimizada (descrição no perfil) e da conta comercial (que permite inserir botões de telefone, para que usuários te liguem ou enviem sms, e-mail e endereço).

Obs.: Para transformar sua conta do Instagram em comercial é necessário que você tenha uma página da sua marca no Facebook, já que são vinculadas.

#7 | Maior proximidade com seu público

O Instagram permite maior proximidade com seu público, por vários fatores, como por exemplo: é mais fácil para você interagir com seus seguidores: seguindo-os, curtindo e comentando suas fotos e também enviando mensagens via direct.

Não basta esperar que interajam com seu negócio; é preciso que sua marca também interaja com as pessoas para que ela seja interessante no ambiente digital!

#8 | Mídia social muito visual

O Instagram é uma mídia social muito visual, o que prende mais a atenção dos usuários.

Você pode e deve se aproveitar dessa característica para caprichar em seus designs, fotos e vídeos.

#9 | Permite seu público saber bastante sobre sua empresa em poucos minutos

O Instagram possui uma arquitetura que permite que seu público conheça muito sua empresa em poucos minutos. Olha só quantos elementos/informações na mesma tela: foto do perfil, nome de usuário, nome do perfil, descrição (bio), dados de contato, site, endereço e publicações.

#10 | Excelente mídia para utilização de hashtags # e localizações

As hashtags # e localizações funcionam muito no Insta, e através delas você pode ser encontrado por pessoas com perfil do seu cliente ideal, possíveis parceiros e consumidores da sua região.

Atualmente é possível utilizá-las também nas publicações do stories.

Conclusão

Acredito que após descobrir 10 grandes motivos para utilizar o Instagram para negócios você olhará com mais carinho para essa mídia tão incrível, que poderá levar muitos clientes para o seu negócio de forma muito rápida!

Só que não existe milagre para ter sucesso na internet. Para ter resultados no Instagram e em qualquer outra mídia social você precisará se dedicar bastante: produzir muitos bons conteúdos para o seu público, interagir e se relacionar com os seguidores, fazer boas parcerias, manter a consistência, fazer um bom monitoramento e analisar os resultados.

Mas acredite, todo esforço valerá muito a pena quando você perceber um aumento enorme na quantidade de pessoas interessadas em conhecer mais o seu trabalho. Porém, para que isso aconteça é muito importante que você estude! Sim, você leu certo. Fazer bons cursos de Marketing Digital é que diferenciará você no mercado.

Curtiu este conteúdo?

Deixe seu comentário abaixo e se cadastre no blog para receber as novidades e conteúdos exclusivo para assinantes.

Um grande abraço!

Jéssica Coelho