Coworking: A solução definitiva para a improdutividade do trabalho online em casa

produtividade-no-trabalho-online

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Mas será que funciona para todos?

Com certeza a resposta é não, por alguns motivos que você entenderá ao longo deste artigo.

Vou te contar um pouco da minha história trabalhando em casa, talvez se identifique comigo em alguns pontos:

Em maio de 2016 comecei meu negócio online de Marketing Digital (este blog que você está acessando), e nessa época ainda morava com meus pais em Volta Redonda RJ. Tinha meu próprio quarto (ainda bem) e lá eu ficava trancada durante todo o dia estudando e trabalhando produzindo conteúdos e prestando minhas consultorias digitais.

Era bem complicado lidar com o barulho da cachorra latindo, com minha família falando alto, e com meu irmão adolescente gritando rs. Cheguei a gravar vídeos às 4 e 7 da manhã, pois somente nesses horários bem cedo não havia barulhos para me atrapalhar.

Precisava aguentar tudo isso pois estava apenas começando meu negócio e não tinha como ir morar sozinha ainda, devido ao custo elevado que me acarretaria.

Em Setembro do mesmo ano conheci o Lucas, meu esposo. No final de Outubro do mesmo ano rs nos casamos e vim morar em São José dos Campos.

Ficamos na casa da minha sogra por mais de um mês até encontrarmos um apartamento para morarmos, e esse tempo lá foi o mais difícil para mim conseguir trabalhar… com meus pais era fácil dizer que precisava focar, que não podia conversar, agora com minha sogra, que tinha acabado de conhecer, isso não era tão simples. E não foi mesmo. Eu ficava super sem jeito de cortá-la todas as vezes que me interrompia para falar alguma coisa.

Por vezes fui trabalhar em cafeterias, cada dia em uma. É legal fazer isso uma vez ou outra, mas sempre não dá. Passava uma tremenda chateação com a internet lenta (que às vezes caia ainda por cima) e com as atendentes que ficavam toda hora perguntando se eu queria mais alguma coisa. Até cheguei a ser literalmente expulsa algumas vezes por não querer comprar tantos cafés…rs

Nesse período não via a hora de mudar para nosso apartamento, que parecia nunca chegar… mas ufa! Conseguimos!

Só que tem uma coisa aí. Eu pensei que quando mudássemos minha produtividade seria incrível, mas depois vi que não era bem assim…

Na casa dos meus pais minha única preocupação era trabalhar, e mais nada.

Já na minha casa, a história mudou bastante! Agora eu era também dona de casa e precisava cuidar de muitas outras coisas além do meu trabalho. Sério, eu quase pirei!!! rs

Mesmo contando com ajuda de uma pessoa para limpar o apartamento a cada alguns dias, o trabalho em casa é diário. Bem que já dizia minha avó: “O serviço de casa é ingrato, nunca termina”. Hoje eu entendo isso perfeitamente.

Fiz planejamentos para conseguir ter hora para o trabalho, hora para ir à academia, para dormir etc, mas nada funcionou, sinceramente. Eu me via na hora do trabalho indo estender roupas no varal, para você ter só uma ideia.

Fora que às vezes me dava um sono à tarde e a cama fica no quarto bem de frente para o escritório de casa. Era difícil resistir. Confesso que vez ou outra não resistia. Me sentia mal por isso depois, vinha um sentimento enorme de frustração e fraqueza.

Horário de trabalho é para trabalho! Não pode ser diferente na minha opinião.

Um outro motivo para eu não estar gostando também de trabalhar em casa é que eu penso que há uma cobrança muito grande da sociedade em relação à mulher cuidar da casa. Não concordo com isso. Se o casal trabalha, os dois precisam fazer juntos os serviços domésticos no dia livre. O Lucas meu marido já me ajudou diversas vezes.

Me sentia incomodada com alguns comentários relacionados a isso vindo de algumas pessoas. Se eu estava em casa para trabalhar, não tenho que fazer outras coisas. Muita gente pensa que só porque você trabalha em casa você não trabalha; isso é um absurdo! O que mais tem hoje em dia são profissionais que trabalham em casa, seja como freelancers, home offices de alguma empresa, empreendedores digitais e outros.

Sei que é bobeira da minha parte ligar para isso, afinal, a vida é minha, não é? Mas mesmo assim ficava chateada.

Coworking: A solução definitiva que encontrei para melhorar minha produtividade no meu trabalho online com Marketing Digital

coworking

Pensando em alguma solução para o meu problema me lembrei que existiam os Coworking, ambientes de trabalho compartilhado. Liguei no mesmo dia para a Mariana do São José Coworking, que é um Coworking que conheci em 2016 através do meu esposo.   

Depois de alguns dias eu já estava lá trabalhando (neste exato momento são 20:21h de Sábado, então estou na minha casa mesmo). Na primeira semana já amei a experiência.

Sair de casa para trabalhar é sem dúvidas muito melhor que acordar e já estar no seu trabalho. Agora eu consigo me arrumar… coloco uma roupa de trabalho e me maquio (o que antes não conseguia fazer todos os dias; várias vezes trabalhava de pijama ainda por cima).

Seguir uma rotina é extremamente importante para se alcançar resultados no negócio, e antes de começar a frequentar o São José Coworking raramente conseguia seguir uma. Fazia meus cronogramas, mas sem sucesso.

Ainda preciso acertar muitas coisas em meus horários, como por exemplo, estipulei que trabalharia até as 20h, e na maioria das vezes ainda trabalho até as 22 horas. Mas fico calma, pois foram somente duas semanas ainda no Coworking, sei que vou conseguir me organizar melhor com o passar dos dias.

Continuo com a vantagem de ser uma empreendedora digital. Tenho liberdade, flexibilidade e autonomia. O fato de ter disciplina para seguir uma rotina melhora minha produtividade em fazer as coisas e também meus hábitos, como por exemplo, dormir cedo e acordar cedo todos os dias, sempre nos mesmos horários. Um sono de qualidade faz toda diferença na saúde, pois é um momento em que nosso corpo se recompõe.

Quando eu quiser trabalhar de casa agora, eu posso, assim como neste momento digitando este artigo. Posso trabalhar de onde eu quiser. Só preciso de uma mesa, uma cadeira confortável e uma internet de alta velocidade. Não quero mais outra vida desde que conheci o empreendedorismo digital!!!

Mas sem dúvidas, agora me sinto muito mais “no trabalho” quando vou para o Coworking. Em casa quero descansar, fazer as atividades domésticas (que se tornaram até mais prazerosas), assistir Netflix e curtir meu marido.

11 Motivos que me fizeram preferir trabalhar em um Coworking que em casa até agora

  1. Mais facilidade em seguir uma rotina.
  2. Mais produtividade no trabalho.
  3. Enxergar a casa como um lugar para descansar e curtir.
  4. Não sofrer distrações de pessoas da família.
  5. Maior valorização da hora de trabalho.
  6. Aumento do networking (contatos profissionais).
  7. Mais facilidade em dizer não para os outros (por exemplo: não posso, estou no trabalho neste horário).
  8. Ter um local profissional para receber clientes e parceiros quando necessário.
  9. Mais facilidade em desligar dos problemas da vida pessoal.
  10. Conseguir se arrumar todos os dias para trabalhar, o que liga um botão no cérebro de que está trabalhando.
  11. Cafezinho de graça de manhã e à tarde (essa é uma das melhores partes rs).

Conclusão

trabalhar-online-com-marketing-digital

Trabalhar online é realmente maravilhoso e muito possível nos dias de hoje. Mas isso não significa que precisa ser em casa, já que pode não ser nada produtivo e você acabar se prejudicando com as interrupções dos familiares (caso more com eles) e se enrolando com outras tarefas que não são relacionadas ao trabalho, assim como estava acontecendo comigo com frequência.

Um espaço de Coworking pode ser uma opção bastante interessante para você, já que conta com internet de alta velocidade, estações de trabalho prontas para o uso, salas de reuniões, profissionais de diversas áreas para você criar um poderoso networking, além de toda infraestrutura de uma empresa, como água, luz, cozinha etc. Tudo isso por um valor bem acessível!

Fiz um vídeo contando um pouco minha experiência trabalhando de um Coworking, no São José Coworking em São José dos Campos SP. Se você chegou até aqui é porque este assunto lhe interessa, então aperte o play e confira agora mesmo!

Um grande abraço,

Jéssica Coelho