O que vale mais para você? Experiências ou coisas? Entenda como a batalha do SER X TER pode impactar de maneira positiva ou negativa em sua vida



Na batalha do “ser” ou do “ter” quem será que vence?

Você é uma pessoa que valoriza momentos e experiências, ou prefere possuir coisas materiais?

Este texto é uma reflexão que tenho feito constantemente a respeito de como as pessoas estão deixando suas vidas serem guiadas.

E se você, como eu, é um empreendedor, precisa ter sua missão de vida muito clara, senão do contrário, seus negócios, sonhos e projetos podem ser minados antes que você os conclua.

Mostrar quem é sempre compensa mais

Você provavelmente tem um amigo que adora mostrar o que tem, não é?

Vivemos em um mundo onde o status muitas das vezes fala mais alto que qualquer outra coisa.

As pessoas estão o tempo todo olhando ao redor de si mesmas procurando quem as perceba.

Ei, psiu, veja como eu sou demais! Olha o que eu tenho… vem andar comigo!

É tanto egocentrismo, que cansa!

Tanta gente em tantos lugares bonitos, mas que simplesmente não conseguem viver os momentos, porque antes de apreciá-los é preciso mostrar a todos onde está, e, como sua vida é ótima e digna de ser invejada.

Penso que existe um certo vazio interior e carência que torna pessoas dependentes de elogios o tempo todo.

Ser elogiado é ótimo, não é? Eu pelo menos me sinto feliz ao ser elogiada. Mas, nada muda em minha vida se eu não for, porque afinal, não dependo de elogios para ir em busca dos meus sonhos.

Com o crescimento acelerado da internet, hoje praticamente todos participam de alguma rede social. Isso é ótimo, pois pode conectar pessoas distantes geograficamente, além de permitir conhecer mais os amigos, já que conseguimos acompanhar o dia a dia deles com mais facilidade.

Porém, acontece que muita gente é uma coisa no ambiente virtual, e na vida real é outra pessoa completamente diferente!

Alguns gostam de esbanjar uma riqueza e prosperidade que simplesmente não vivem na realidade, afinal, mostrar vida real na internet pode acabar tornando a pessoa não tão interessante assim para os outros, caso sua vida seja muito normal e não tenha nada que as pessoas gostariam de se espelhar.

Bom, a gente quer mostrar o que temos de legal, não é? E tem algo de errado nisso? Nada de errado! Imagina! Acho que temos que mostrar tudo de bom que acontece em nossa vida mesmo (isso no caso de pessoas que não se importam com a exposição e assumem os riscos que ela traz).

O que quero colocar aqui é que ser duas caras não compensa, pois a verdade sempre aparece e, quem vive um personagem é desmascarado em algum momento.

Isso serve também para seus negócios, e não apenas para o seu marketing pessoal, ok? O público reconhece as marcas verdadeiras das que não são.

Mais do que “ter” é “ser”

Quem é, consegue de algum modo fazer uma diferença enorme na vida das pessoas e no mundo.

Sabe quando conhecemos pessoas como a gente? Que erra, que tem defeitos e qualidades, que não acorda todos os dias bem, que tem problemas e vive uma luta constante para dar conta de tudo? Nos identificamos com essas pessoas, pois vemos que são humanas, são reais.

Aquela pessoa que mostra que está todos os dias impecável e com a vida perfeita pode não ser sincera em parte do tempo, porque ninguém tem a vida perfeita. Todos choram, sofrem, têm seus problemas e conflitos.

O que nos torna melhores é a forma que enxergamos as situações desagradáveis e como criamos as soluções para esses dilemas.

A pessoa que é o que é encanta a todos, isso é inevitável. Ela é elogiada para os outros, e bem respeitada, pois é digna disso.

Claro que também atrai inimigos e invejosos, os chamados haters (termo usado para encrenqueiros da web rs).

Pessoas vazias são como uma sanguessuga

Cuidado! Ao mesmo tempo que esse tipo de pessoa “tem” (ou talvez nem tenha nada e só viva um teatro, como falei acima), “não tem”, e precisa sugar das outras pessoas o que possuem, seja dinheiro, convicções, pensamentos bons, etc.

Se conhece alguém assim que gosta de sugar os outros, saia de perto! Essas pessoas são maliciosas e conseguem enganar a quase todos com sua lábia. Elas são vazias e querem te deixar vazio também, tirando tudo de bom que você tem.

Muitas pessoas vazias são extremamente persuasivas. Ter o dom da persuasão é uma arma muito poderosa para conquistar coisas maiores na vida, porém, alguns usam esse dom para a maldade, enganando e sugando os outros. Às vezes elas começam com uma simples conversa, e, quando você se dá conta está totalmente hipnotizado.

Eu sei que você é uma pessoa boa e quer ajudar seu “amigo” a se tornar alguém melhor. Mas, se ele é do tipo sanguessuga, muito difícil que mude. Mais fácil que isso é você cair no jogo dele. Então, corte os laços de amizade antes que seja tarde.

Algo que descobri com o passar dos anos

Após me enganar diversas vezes com várias pessoas, descobri algumas boas verdades, e são elas:

  • Quem “tem”, na maioria das vezes não gosta de mostrar muito, pois prefere ser mais discreto para evitar causar ciúmes e inveja.
  • As pessoas ricas, são primeiro ricas na mentalidade. E as pessoas pobres, são pobres também primeiro na mentalidade. O que significa que a mente é o fator principal para definir alguém com sucesso de alguém fracassado. Muitos que possuem a conta bancária lotada são mais pobres que alguém que apenas possui o básico para viver.
  • Pessoas “cheias” gostam de dividir o que têm, porque possuem muito mais do que o necessário para viverem, e, quanto mais compartilham, mais cheias elas ficam. Essa fartura é vista de fora com nitidez.
  • Uma pessoa de má índole pode jamais mudar seu caráter, mesmo após cair inúmeras vezes.
  • A sanguessuga, além de sugar tudo que você tem, pode fazer de você uma sanguessuga também. Isso alastra! Por isso meu conselho é que fuja de gente assim.
  • Pessoas amáveis demais podem não ser sinceras. Amigo de verdade é aquele que fala na sua cara o que precisa ser dito, e você estando errado, abaixa a cabeça e concorda com ele.
  • Se você é uma pessoa “pública”, que não liga de expor sua vida na internet (como eu, por exemplo), deve estar preparado para as críticas e não deixar que elas te abatam. Saiba filtrar quais conselhos são úteis, de quais são encheções de saco de pessoas que não sabem nada que estão falando e querem apenas te irritar. Mas entenda, nem todos querem o seu mal; nem todos que criticam algo que esteja fazendo estão te invejando. O mundo também está repleto de pessoas boas! Ouvir conselhos é educação, segui-los ou não é sabedoria (frase que criei agora).
  • Mostre quem você é de verdade. Mostre a sua vida real, que tem luta antes do glamour, porque isso conectará outros a você.
  • Seja você mesmo! Muitos vão te amar pelo que você é, e outros vão te odiar pelo mesmo motivo (frase que você provavelmente já ouviu por aí, e não fui eu quem a escreveu rs).

É possível “ser” e “ter” ao mesmo tempo?

Esse é o ponto que eu mais gosto, e vou lhe explicar o motivo.

Quando você é alguém que valoriza momentos, sentimentos e experiências, sua jornada torna-se infinitamente mais leve! Sua luta diária será para tornar não apenas sua vida mais plena e feliz, mas também a vida das pessoas, sejam elas familiares, amigos, ou até mesmo desconhecidos que precisam de sua ajuda de algum modo.

Uma pessoa de essência não se apega a bens materiais e coisas supérfulas. Pode até tê-los, não há mal nenhum nisso, porém, não os venera e não os substitui pelas coisas que fazem realmente viver ter sentido.

Acho incrível o desprendimento à coisas materiais das pessoas que “são”. Elas não se importam em dividir com o outro aquilo que têm. Não estou dizendo aqui que devemos ser mão aberta e ajudar qualquer pessoa em qualquer momento, pois sabemos que infelizmente existe muita gente mala e preguiçosa que se aproveita da bondade alheia para conseguir tudo às custas dos outros.

Quando buscamos ser pessoas melhores, as coisas boas vão chegando até nós. Novas oportunidades surgem, e conseguimos ter uma vida de paz e prosperidade em todos os aspectos.

Uma outra questão é que pessoas muito agarradas a bens materiais costumam travar em certa parte do caminho e, muitas vezes não entendem porque não avançam e o motivo de suas vidas serem tão chatas e monótonas. A resposta é: estão com o foco no lugar errado. Estão buscando muito “ter”, mas não estão cuidado de seu interior que é o principal para uma vida extraordinária.

Muitos já leram ou ouviram falar do livro O Segredo. Eu particularmente gosto muito dele, mas não tomo tudo para mim, já que percebi que ele é bem voltado para o “ter”. Só que você pode aplicar O Segredo, que é a a lei da atração, em “ser”, assim como tenho buscado fazer.

Este livro me ajudou demais a mudar vários de meus pensamentos. Eu era uma pessoa muito pessimista e reclamona, e não entendia porque as coisas não davam certo para mim. Ainda preciso fortalecer muito minha mente, mas já consegui progredir bastante neste quesito!

Como conseguir ser uma pessoa melhor e consequentemente atrair mais prosperidade?

Meus últimos conselhos para você são bem simples, e acredito que poderão te ajudar:

  • Trabalhe duro e estude muito para ser um profissional modelo e autoridade na sua área.
  • Tenha sua missão de vida bem clara. Escreva-a em um papel e memorize-a.
  • Utilize as redes sociais adequadamente para promover tanto o seu negócio, quanto a sua imagem pessoal.
  • Corte os laços com pessoas vazias que não lhe acrescentam nada, e cerque-se de pessoas com essência que poderão ajudá-lo a ser alguém melhor.
  • Abandone hábitos roedores de sucesso. Veja quais estão te parando. Faça uma lista com todos eles em um papel também.
  • Crie hábitos de sucesso. Eles vão desde ajudar os outros à participar de feiras e eventos de sua área.
  • Aprenda a definir prioridades. O que é urgente, e o que é importante?
  • Procure alcançar a alta performance para não viver frustrado por nunca dar conta de tudo que tem para fazer. Frustrações são sentimentos negativos que nos acorrentam. Seja livre delas!
  • Não crie uma máscara. Seja quem você é em todos os lugares.
  • Cuide de você. Tire um tempo para meditar, se exercitar e se alimente de forma saudável.
  • Invista em técnicas e ferramentas que possam aumentar sua produtividade.
  • Não deixe de pensar, mas também não pense demais.
  • Seja sempre grato por tudo que você tem todos os dias. A gratidão nos retorna com mais bençãos ainda.
  • Busque o equilíbrio em todas as áreas da vida, para que nenhuma delas fique em desfalque.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que você será mais feliz e realizado, e não precisará fazer esforço algum para que percebam como sua vida é incrível, pois a verdade é o maior refletor que há.

Desejo muito sucesso e paz para todos nós! 😉

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, e assim você estará me ajudando em meu trabalho, e também aos seus amigos, pois tenho certeza que muitos deles precisam fazer esta leitura para mudarem o rumo de suas vidas.

Digite seu e-mail no box logo abaixo para receber minhas dicas de Marketing, Empreendedorismo e Motivação em primeira mão!

Também tenho uma lista Vip no WhatsApp. Para participar envie uma mensagem com seu nome, sobrenome e região para +55 (24) 98154-6227.

Um grande abraço, e bons negócios! 🙂