Arrume tempo e cuide do Marketing de sua empresa se não quiser ser extinto do mercado em poucos anos, e ninguém lembrar que você existiu um dia



Mas eu não tenho tempo!

Tenho certeza que você já ouviu essa frase de alguém, ou, você mesmo já disse-a inúmeras vezes. Estou errada?

Sou a primeira a assumir que já disse em muitos momentos não ter tempo para executar determinada tarefa, ou empenhar-me em algum novo projeto.

De fato, nossa vida nos dias atuais é um tanto corrida. Parece que andamos no sentido contrário do vento, e temos de usar todas as forças existentes em nosso corpo para conseguirmos dar cinco passos sem cair. Não é mesmo? Eu pelo menos me sinto assim!

Mas, se tudo fosse um mar de rosas, seria fácil demais! Qualquer um conseguiria alcançar seus objetivos, até mesmo aqueles com poucas ambições e proatividade, e isso não seria justo com aqueles que não suportam a zona de conforto e que gostam de desafios, por mais dolorosos que eles sejam em determinados momentos.

O sucesso é como um funil. Muita gente querendo “participar”, mas poucos aptos a chegarem ao final.

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos. Albert Einstein

Milhares de empresários, empreendedores e profissionais liberais desejam ter sucesso em seus negócios. Eles se preocupam com várias coisas, a fim de alcançarem seus objetivos.

Por exemplo: em ter uma boa administração financeira, em ter bons fornecedores, em ter um bom treinamento da equipe e, com plano de carreira, etc.

E isso está errado? Lógico que não! Todos estes são itens de extrema importância para o sucesso de uma organização ou profissional. Mas não são tudo! Eles estão se esquecendo da importância do marketing em seus negócios!

“Ah, mas estou ocupado demais com a minha empresa para ter tempo de cuidar do marketing.”

“Ah, mas marketing gasta muito, e precisamos reduzir os custos neste momento”.

Vejo empresários sem a mínima noção de marketing! Não compreendem a importância dele e, por isso não dão ao mesmo o devido valor.

Resumidamente vou lhe dizer o que é o marketing e o que ele pode fazer para seu negócio:

  • Ele faz o mercado se movimentar. Ele significa o próprio mercado em movimento.
  • Facilita o trabalho da equipe de vendas, ao trazer os clientes potenciais até o negócio.
  • Cria estratégias para fidelizar e construir relacionamentos sólidos.
  • Ele te ajuda a explorar mercados não alcançados dentro de seu nicho, para que você possa sair da briga com a concorrência.
  • O marketing coloca seu produto na mente das pessoas.
  • O novo marketing (o marketing da era digital) não empurra produtos para os clientes, mas ensina-os a respeito do que você oferece, entretê e educa o consumidor, o que é chamado de marketing de conteúdo.
  • O marketing identifica os canais de comunicação ideais para sua empresa, a fim de melhor alcance de resultados.
  • Ele fala a linguagem do seu público, para criar afinidade com ele.
  • Possui todas as estratégias necessárias para o alcance de qualquer objetivo.
  • O novo marketing ouve o consumidor e o que ele diz a respeito da sua marca.
  • O marketing torna as pessoas dispostas a comprarem determinado produto; muitas vezes ele cria uma demanda até então inexistente.
  • Ele entrega soluções para as pessoas e resolve os problemas da sua marca.
  • Facilita a comunicação da empresa com o consumidor e, principalmente, do consumidor com a empresa.
  • Ele cria segmentações de público para diferentes produtos.

O marketing vai muito além do que falei acima. Mas já deu para ter uma noção, certo?

Ele é a área que te ajudará a chegar ao seu objetivo final, que tenho certeza que é lucrar muito; só que o mais importante, lucrar gerando valor para cliente, tornando-o apaixonado e promotor de sua marca!

Agora, você me pergunta: Mas Jéssica, já sei o que é o marketing e sua real importância, mas como aplicá-lo?

Tenho algumas dicas e soluções para você:

  • Estude muito, porque você como empresário precisa compreender todo cenário do marketing em seu negócio.
  • Contrate bons profissionais para lhe ajudar, afinal, você precisará de planejamentos minuciosos e adequada execução dos trabalhos. Um Consultor de Marketing Digital é a pessoa ideal para lhe acompanhar desde o inicio de seu projeto, pois ele fará toda pesquisa necessária e planejamento, e lhe orientará sobre onde e como investir para atrair novos clientes ao seu negócio e construir uma marca sólida.
  • Uma agência de marketing digital, por exemplo, é a empresa que executará o planejamento elaborado por seu consultor, que será a ponte entre vocês. A agência poderá dar todo suporte para seu site, blog, redes sociais, campanhas de mídia on-line, criação de aplicativos, etc.
  • Se possível, tenha uma equipe de marketing interna, treinada por um consultor especializado. Eles serão o contato direto com com a agência, e essa relação funciona muito bem. Por exemplo, por atuarem dentro da empresa, são capazes de enxergar de perto coisas que a agência não enxerga. E as informações passadas à ela serão muito mais coesas, fazendo com que as ações e campanhas superem as expectativas.
  • Caso você esteja começando um negócio agora, ou não há possibilidades de contratar profissionais de marketing internos e nem uma agência, fique tranquilo, pois será possível alcançar resultados também. Você apenas precisará se esforçar um pouco mais por se tratar de algo muito novo para você.

Mas, com minhas dicas será mais fácil alcançar o que deseja. Tenho certeza que você conseguirá!

Aqui no blog falarei do marketing como um todo, não apenas o digital ou tradicional, porque um depende do outro para que a empresa obtenha êxito em seus negócios (afinal, é tudo marketing). Tentar fazer marketing na internet sem estratégias não dará resultados, assim como criar um plano de marketing e desenvolver promoção da marca apenas nas mídias tradicionais de massa também não será posssível alcançar resultados surpreendentes.

Todos nós sabemos que o marketing digital tem crescido expressivamente, e hoje, uma empresa que não se insere corretamente nesse ambiente acaba perdendo (e muito) o reconhecimento de seu público (que está conectado).

Mesmo que você tenha uma equipe de marketing e ainda conte com o trabalho de um consultor e uma agência, é ideal que como empresário aprenda sobre marketing para entender o que a equipe está fazendo, e também poder contribuir com sua visão a respeito.

Mas caso ainda não tenha a ajuda de ninguém, não se desespere. Trace com calma seus objetivos, para que você consiga melhorar o marketing de seu negócio dia após dia.

Você pode ir pensando em todas as datas que ocorrerão no decorrer do ano, como dia das mães, pais, crianças, etc, e, já ir colocando suas ideias para sua empresa em uma planilha ou documento do Google Docs.

Esse arquivo poderá sofrer alterações ao longo do tempo sem problema algum, porque o plano serve para nos guiar, mas não precisa ser algo engessado.

Não podemos deixar para pensar em tudo em cima da hora! A antecipação e o planejamento são a chave para o sucesso de todo e qualquer projeto e, ainda contribuiem com o aumento de sua produtividade!

Você pode fazer, por exemplo, um cronograma de postagens/eventos para a semana. Se sabe que na semana seguinte terá um evento na empresa aberto a todos os clientes e parceiros, já pode escrever o artigo para o blog, planejar os posts das redes sociais, o banner para o site, e preparar um e-mail marketing bem bacana para convidar sua lista para o evento (é muito importante capturar e-mails do seu público, sempre!).

Para ajudar na organização das tarefas de marketing a serem feitas, é legal definir uma legenda de cores na planilha para cada tipo de postagem, assunto, etc. Mas conheça também algumas ferramentas super legais e fáceis de utilizar, que vão te ajudar, e muito, na sua gestão de marketing. Veja as minhas recomendações aqui neste post.

Se você possui uma equipe interna de marketing, alinhe com eles o cronograma, para que passem já mastigado para a agência. Isso facilitará o trabalho da mesma, pois poderão aperfeiçoar os insights que vocês já tiveram.

Caso não tenha nem a equipe de marketing, nem a agência, sugiro que faça mesmo assim o cronograma e empenhe-se ao máximo para cumpri-lo (o consultor poderá lhe ensinar como fazer essa gestão).

O design não pode ficar de fora de sua estratégia de Marketing Digital

Caso não trabalhe com agência e também não possa contratar um bom designer (que é o ideal sempre) para fazer as criações da sua marca, mas também não domina as ferramentas de edição de imagem e design (como photoshop e illustrator), não se preocupe. Lhe darei uma dica!

Não sei se sabe, mas hoje já existem diversas ferramentas e plataformas de design gráfico (versão free e premium) que permitem criar layouts de posts para site, blog e redes sociais, apresentações maravilhosas, e vários outros formatos de artes, até infográfico, como o Canva, Snappa, Pik to Chart e Infogr. Vale a pena você acessar todos esses sites e favoritá-los. Nada de criar artes no paint mais! 🙂

Só que é claro, se contar apenas com essas ferramentas você ficará um pouco limitado, por isso sugiro que se dedique a aprender pelo menos o Photoshop, ainda que seja o básico. Eu crio minhas artes através desses sites que citei, mas também faço muitas coisas e ajusto detalhes no Photoshop. Essas plataformas apenas dão mais possibilidades a quem não é designer, além de proporcionarem uma economia de tempo enorme.

Procure ter bom gosto na hora de produzir as imagens para seus canais digitais. Não precisa ser nenhum expert em criação para saber que o menos é mais, está certo? Colocar 10293485893 elementos na arte não funciona rs.

Bom, então é isso. Espero que tenha gostado dessas sacadas.

Que a partir de agora você trate o marketing de seu negócio com mais carinho e faça a diferença com sua marca na internet, e assim não seja extinto do mercado! 😉

Deixe abaixo seu comentário com dúvidas ou sugestões, está certo?

E se gostou, compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais, e incentive-os a cuidarem do marketing do negócio deles também.

Mas antes, cadastre seu e-mail abaixo para fazer parte do time de pessoas que querem alavancar usando adequadamente as estratégias de marketing digital. Você receberá minhas dicas!

Um abraço, e bons negócios!

Jéssica Coelho