Aprenda como dizer “não” e alavanque seu negócio e sua vida agora!

aprenda-como-dizer-não

Aprender a dizer “não” é algo extremamente difícil, principalmente se você for uma pessoa super prestativa, que ama ajudar aos outros.

Mas reflita em quantas vezes você aceitou fazer atividades que não gostaria apenas por medo de magoar algum amigo, familiar ou colega de trabalho e depois sentiu-se extremamente frustrado por agir dessa forma, principalmente pelo fato desse “sim” ter atrasado todas as suas tarefas e compromissos do dia, da semana ou do mês.

As pessoas são imediatistas, querem tudo no tempo delas. Só que você como empreendedor precisa ter postura e convicção do que almeja para sua vida. Dizer “sim” para tudo e para todos por medo de ser rejeitado é jogar seus sonhos pela janela.

Eu sei, queremos ser pessoas legais. Queremos agradar aqueles que nos cercam e por isso temos tanta dificuldade em falar “não” para o que não está em nossas prioridades.

Só que precisamos ter FOCO, pois sem ele os dias passarão e nossos sonhos ficarão sempre para o próximo ano. Com certeza você deseja que seja diferente, então continue lendo este artigo para aprender como DIZER NÃO quando necessário e assim poder alavancar o seu negócio e sua vida.

Como dizer não às pessoas que te pedem alguma coisa?

Tenha um planejamento da sua vida, do seu dia, da sua semana, do seu mês e ano:

Se você souber quais são as tarefas e compromissos a realizar em determinado período, terá maior clareza de seus objetivos e metas, ficando mais fácil dizer um “não” para alguém ou algo que não esteja alinhado com seus planos.

O seu planejamento pode ajudá-lo também na argumentação com a pessoa que quer algo de você. Será mais fácil dizer a ela que tal coisa não será possível de sua parte se você souber tudo que tem para fazer.

Para alcançar sucesso é necessário planejamento! Fazê-lo lhe ajudará a obter muito mais resultados no seu trabalho e vida pessoal.

Vença o medo de ser rejeitado:

Seu amigo mais próximo te faz um convite para irem à uma festa na cidade. Você está extremamente comprometido com seu novo empreendimento e qualidade de vida, e não quer desperdiçar sua noite de sono em um ambiente que não faz mais sentido para você. Mas é seu grande amigo que te chamou né? Sabe como é! Ele estava sempre do seu lado quando precisou…

Será mesmo?

Se sim, então não se preocupe, ele estará com você agora também que precisa focar plenamente nos seus ideias!

Não tenha medo de rejeitar ao convite e dizer que não quer participar da festa pois tem outras prioridades agora. Se ele for seu amigo de verdade entenderá e apoiará sua decisão.

É normal que nós seres humanos queiramos ser amados pelas pessoas. Mas precisamos vencer esse medo da rejeição pois ele impede que alcancemos nossos sonhos por priorizarmos as vontades dos outros e não as nossas.

Seja firme nas suas decisões, tenha postura e palavra:

Você é do tipo de pessoa com personalidade forte ou que se deixa levar por tudo e por todos?

É importante ter firmeza no agir e no falar para conseguir dizer “não”. Aquilo que alguém te pediu é o que você quer ou está dentro dos seus objetivos? Em caso negativo, simplesmente diga NÃO sem titubear.

Se a pessoa insistir diga “não” novamente e que não tem interesse em fazer aquilo.

Maneiras educadas de dizer “não”

  • “Me desculpe, mas tenho outras prioridades no momento”.
  • “Por favor não insista, eu não tenho interesse em participar desse projeto”.
  • “Obrigada pela proposta, mas eu não me interesso”.
  • “Agradeço muito o convite, porém não está alinhado aos meus objetivos”.
  • “Não aceitarei sua proposta pois já estou com boa parte do meu tempo comprometida com trabalhos que já venho realizado”.
  • “Obrigada pelo convite, porém neste momento estarei trabalhando”.
  • “Agradeço sua gentileza, mas minhas ações já estão pautadas por meus planejamentos”.

Às vezes será preciso dizer não para sua família também

Se você está mesmo disposto a realizar seus sonhos, precisa aceitar que nem todos entenderão suas escolhas.

Você pode amar sua família, eu também amo a minha, mas muitas vezes seus integrantes estão em um outro mundo distante do nosso que somos empreendedores.

É normal que nossos pais queiram que estejamos seguros. Eles nos amam e não querem nos ver frustrados, tristes e passando dificuldades. Quando dizem para estudarmos e conseguirmos um emprego estável com bom salário é porque acreditam ser o melhor para nós. Foram educados assim e infelizmente não enxergaram a verdadeira realidade (assunto para um outro artigo).

Dizer “não” para sua família não significa de forma alguma abandoná-los, mas sim não se importar com o que vão dizer de você e para você. Sim, provavelmente pensarão e te chamarão de maluco, dirão que você precisa viver com os pés no chão e que está se iludindo em algo que não vai dar certo.

Não chore por isso se acontecer. Dói muito, mas faz parte do processo, pense assim!

Para conquistar seus sonhos sem comprometer o seu emocional você deverá compartilhá-los somente com as pessoas que estão na mesma energia, e não com quem vai te empurrar para baixo.

Caso seu negócio seja digital como o meu e você vá trabalhar 100% em casa, precisa ter uma disciplina extra para conseguir dizer não à sua família. Neste caso a pressão sobre você pode ser ainda maior, já que boa parte da população ainda não entende que é possível ganhar dinheiro online.

Se possível, tenha um ambiente para trabalhar (por alguns meses trabalhei no meu quarto até que me casei e agora tenho meu escritório). Diga à sua família que agora você está se dedicando ao seu projeto e não quer ser interrompido. Tranque a porta. Deixe água em sua mesa e só saia quando necessário.

Um outro conselho. Enquanto seu negócio não começa a te render financeiramente, busque alguns trabalhos extras para os finais de semana. Eu fiz isso por alguns meses para ter uma renda e não precisar depender dos meus pais, já que sempre gostei de ser independente.

A falta de recursos e as contas chegando podem te bloquear psicologicamente e atrasar seus resultados. Mas se você já conseguir ganhar de imediato com seu empreendimento, perfeito! Só que geralmente leva um tempo.

Eu por exemplo tive primeiro que aprender a criar um blog do zero e estudei muito mais sobre marketing digital antes de começar a ter uma possibilidade de retorno financeiro com meu negócio.

E quanto à sua família, não se preocupe. A hora que você começar a ter resultados eles se orgulharão de você e falarão para todos como você é incrível! Pode apostar!

Por que estou lhe dizendo tudo isso?

Ao longo de minha vida já me vi muitas vezes realizando as vontades das outras pessoas por ter medo e vergonha de negar aquele pedido. Isso foi um motivo de grande frustração para mim por anos e anos.

Sou uma pessoa que gosta de ajudar, de ser prestativa, porém, o excesso de “sim” me consumia por dentro, até que me dei conta de que precisava mudar isso! E mudei!

Hoje eu consigo facilmente dizer “não” quando for preciso. Sei rejeitar com educação propostas de parcerias, convites, oportunidades, pedidos etc.

Eu era uma pessoa extremamente desorganizada, e hoje planejo praticamente tudo em minha vida. O fato de ter muito claro aquilo que preciso realizar me dá autonomia e segurança em minhas decisões.

Conclusão

Se não priorizarmos nossos sonhos ninguém fará isso por nós. Nosso tempo é precioso e deve ser usado com muita sabedoria e inteligência.

Estar presente para si às vezes pode significar estar ausente para os outros. Não porque somos pessoas ruins, mas sim porque entendemos nosso real propósito e queremos deixar um legado, uma marca no mundo.

Não culpe-se por ser um só, todos nós somos. O dia tem somente 24 horas para todos. Acontece que alguns produzem e outros se ocupam. Não queira se ocupar, mas sim produzir; publicar seus conteúdos na internet, construir sua empresa, prospectar clientes, criar seus produtos, estudar estrategicamente etc.

Foque em você e na sua REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL. Para isso você não precisará dizer “não” somente às pessoas, mas também às distrações que distanciam você dos seus sonhos.

Eu te desejo muito sucesso na sua caminhada empreendedora!

Gostou deste artigo?

Deixe seu comentário abaixo, vou adorar saber sua opinião! E aproveite para se inscrever na minha lista de e-mail no box de captura abaixo e receber meu conteúdos exclusivos.

Grande abraço! 😉